Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Avelar, Lúcia Mercês de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Camila Penna de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880693 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa é estudar os repertórios de protesto no Brasil e na Argentina entre 2000 e 2005 com vistas a demonstrar como sua construção e evolução estão relacionadas às formas pelas quais os agentes do protesto interagem com o Estado. O trabalho se focaliza na interação entre o Estado brasileiro e o Estado argentino com o movimento piquetero e o MST, respectivamente. O processo interativo é estudado, em um primeiro momento, a partir de conceitos como oportunidades políticas e policiamento. E em um segundo momento a partir da análise de conteúdo das falas emitidas por representantes do Estado nos dois países e de líderes dos movimentos sociais referidos com vistas a observar as formas de enquadramento que estes atores fazem dos repertórios de ação e de si próprios dentro do campo do protesto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The research aims at studying protest repertoires in Brazil and Argentine between 2000 and 2005 with the purpose of showing how its construction and evolution are related to the forms by which the protest agents interact with the state. The research focuses on interaction between the Brazilian and Argentine states and MST and piqueteros movement, respectively. Interaction process is studied in one hand through the concepts of political opportunities and policing protest. And in the other hand through de content analysis of speech acts from representatives of both states and from those social movement’s leaderships in Brazil and Argentine. The content analysis aims at observing the frames these agents make of protest repertoires and of themselves in the protest field. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protesto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação coletiva | - |
Título: dc.title | Protesto social no Brasil e na Argentina : um estudo dos repertórios de ação entre 2000 e 2005 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: