Mito de Fausto como substrato em Machado de Assis a partir do conselheiro Aires

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Hermenegildo José de Menezes-
Autor(es): dc.creatorValoz Junior, Felipe Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:20:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:20:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4720-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880667-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA tese que aqui apresentamos é a de que o personagem, nomeado conselheiro Aires, de Machado de Assis é um tipo faustiano. A sustentação desta proposta passa pela admissão de Aires como um duplo machadiano, e como tal um escritor ficcional moderno periférico que se desdobra em outros duplos, notadamente os personagens das obras literárias supostamente de sua autoria, Esaú e Jacó e o Memorial de Aires. Resultado dos sete cadernos manuscritos de Aires, as obras machadianas em questão nos servem para a alusão ao mito de Fausto como um referencial simbólico da modernidade e por sua vez um substrato detectado numa escala reduzida e de forma degradada na literatura brasileira, o que neste âmbito encerra uma antinomia local-universal. Apontamos que há uma tensão dialética criativa entre a omissão e conivência política com a elite dominante por parte de Aires-Fausto, e sua observação à distancia que resulta no trabalho artístico-literário. Por uma via antinômica faustiana identificada na expressão literária de Aires-Machado verifica-se, pois, o testemunho dos acontecimentos histórico-culturais do século XIX que são decisivos para o destino brasileiro, que então vislumbra um horizonte de nação. O trabalho literário em questão imprime o ponto de vista do escritor e seu duplo, que abarcam uma crítica radical ao projeto nacional, e o desejo malogrado do sujeito num ambiente periférico da modernidade. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe thesis hereby presented is that Counsellor Aires, a Machado de Assis character, is a faustian type. The sustenance of this proposal requires the admission of Aires as a machadian double and as such, a peripheric modern fictional author which unfolds into other doubles, especially the characters of the literary works supposedly written by him, Esaú e Jacó and Memorial de Aires. Result from Aires‟ seven manuscript copybooks, the refered machadian works allude to the myth of Faust as a symbolic reference to modernity and a substract detected in a reduced scale and in a degraded form in Brazilian literature, which in this ambit brings a local-universal antinomy. There is a creative dialectic tension between omission and political connivance with the dominant élite by Aires-Faust and its observation from a distance that results in artistic-literary work. Through a faustian antinomian way identified in the literary expression of Aires-Machado, one verifies, therefore, the testimony do of historical-cultural happenings of the XIX th century that are crucial for Brazilian destiny, which then glimpses a nation horizon. The refered literary work imprints the writer‟s and its double‟s point of view which brings a radical criticism to the natural project and the failed desire of the subject in a peripheric environment of modernity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica textual-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - crítica e interpretação-
Título: dc.titleMito de Fausto como substrato em Machado de Assis a partir do conselheiro Aires-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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