
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Joseth Filomena de Jesus | - |
| Autor(es): dc.creator | Shimizu, Helena Eri | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22862 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000300019 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880539 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo visa identificar as representações sociais que crianças do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília/DF fazem sobre os animais. Quatro grupos focais foram realizados e os dados, interpretados a partir da bioética de proteção, que defende que pacientes morais suscetíveis ou vulnerados a danos devem ser protegidos. O estudo considera ser relevante conhecer as representações sociais de estudantes sobre os animais, com vistas a subsidiar medidas educativas eficazes que contribuam para evitar que se continue a atribuir valor instrumental aos animais. Os dados mostram que a representação dos participantes fundamenta-se no afeto e na empatia por cães e gatos, e no especismo eletivo referente a algumas espécies. A partir dos resultados, foi possível constatar que as crianças tendem a seguir a forma socialmente conotada de classificação, indicando a necessidade de adotar medidas educativas para futuramente romper o padrão antropocêntrico que pauta as relações humanas com as outras espécies. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to identify the social representations that elementary school children from a public school in Brasilia, Federal District do about animals. Four focus groups were conducted with elementary school children, and the data were interpreted in the light of bioethics of protection, which argues that moral patients that are either harmed or vulnerable to damage must be protected. The study considers that it is relevant to know the social representations of students about the animals to support effective educational measures, which will help prevent the continued instrumental value assigned to animals. The data show that this representation is based on affection and empathy for dogs and cats, and elective speciesism, related to some species. The finding is that children tend to follow a socially connoted classification, indicating the need to adopt educational measures to further break the anthropocentric pattern that guides human relationships with other species. | - |
| Descrição: dc.description | El presente estudio tiene como objetivo identificar las representaciones sociales que los niños de primaria de una escuela pública de Brasilia, Distrito Federal hacen sobre los animales. Se llevaron a cabo cuatro grupos de discusión, y los datos, interpretados a partir de la bioética de protección, que defiende que los pacientes morales susceptibles o vulnerables a daños deban ser protegidos. El estudio considera que es relevante conocer las representaciones sociales de los estudiantes acerca de los animales, para apoyar subsidios educativos eficaces que contribuyan evitar que se continúe a atribuir valor instrumental a los animales. Los datos muestran que la representación de los participantes se basa en el afecto y la empatía hacia los perros y gatos, y en el especismo electivo, referente a algunas especies. A partir de los resultados, fue posible constatar que los niños tienden a seguir la forma socialmente connotada de clasificación, indicando la necesidad de adoptar medidas educativas para que un futuro se rompa con el patrón antropocéntrico que pauta las relaciones humanas con otras especies. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Conselho Federal de Medicina | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Bioética - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000300019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 mar. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria das representações sociais | - |
| Título: dc.title | Representação social acerca dos animais e bioética de proteção : subsídios à construção da educação humanitária | - |
| Título: dc.title | La representación social acerca de los animales y la bioética de protección : subsidios a la construcción de la educación humanitaria | - |
| Título: dc.title | The social representation of animals and bioethics of protection : subsidies to build up humanitarian education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: