Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1993-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880532 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta: 1) a evolução dos estudos sobre acervos de bibliotecas universitárias no Brasil: a situação problemática, a inconsistência de dados e enfatiza a questão de livros por aluno; 2) a metodologia proposta pelo autor, seguindo o estudo pioneiro sobre bibliotecas universitárias de educação, em 1977; 3) a avaliação da coleção bibliográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980); 4) a caracterização da coleção bibliográfica da Fundação Universidade do Amazonas (1987); 5) e, com mais detalhes, o estudo de caso da metodologia empregada na análise da coleção bibliográfica da Universidade de Brasília. O autor descreve a situação atual das coleções bibliográficas das bibliotecas em 52 universidades federais brasileiras – com a média de 18,26 livros por aluno –e a ordem decrescente das coleções bibliográficas em sua distribuição geográfica. Finalmente, a descrição de metas e providências governamentais para promover o desenvolvimento de coleções bibliográficas - para fazer as bibliotecas menos desenvolvidas alcançarem 10 volumes por aluno, pelo menos, nos próximos cinco anos – é mostrada. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The article presents: 1) the evolution of the studies on university libraries bibliographic collections in Brazil: the predicament, the data discrepancy with emphasis on books per student problem; 2) the methodology proposed by the author, following the pioneer study about university libraries on Education, in 1977, 3) the Universidade Federal do Rio Grande do Norte bibliographic collection (1980) evaluation; 4) the characterization of the Fundação Universidade do Amazonas bibliographic collection (1937); 5) and presents, with more details, the case study of the methodology applied in the Universidade de Brasília bibliographic collection analysis. The author describes the current situation of the libraries bibliographic collections in 52 Brazilian federal universities - with an average rate of 18,26 books per student - and the decreasing order of the bibliographic collection according its. geographical distribution. Finally, he describes the goals and the governmental arrangements to promote the bibliographic collections development – in order to help those less developed libraries to reach, in the next 5 years, a rate of, at lest, 10 volumes per student | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Ciência da Informação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/ciinf/. Acesso em: 23 abr. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - desenvolvimento de coleção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias - Brasil | - |
Título: dc.title | Acervos de livros das bibliotecas das instituições de ensino superior no Brasil : situação problemática e discussão de metodologia para seu diagnóstico permanente | - |
Título: dc.title | Bibliographic collections of the libraries of higher level institutions in Brazil : problematic situation and analysis of the methodology for its permanent diagnosis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: