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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Macedo, Regina Helena Ferraz | - |
Autor(es): dc.creator | Goedert, Débora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880508 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Sinais sonoros são essenciais para a comunicação em aves, permitindo a identificação de espécies. Muitas vezes, ainda, estão relacionados ao contexto social ou ecológico do indivíduo emissor, e podem afetar significativamente a aptidão dos indivíduos que participam da interação, especialmente em espécies com alto grau de socialidade. Assim, buscou-se descrever e caracterizar os sinais sonoros em uma população de pica-pau-do-campo (Colaptes campestris campestris) do Brasil Central, bem como investigar se esses sinais podem ser relacionados a contextos sociais e ecológicos específicos. Durante o período de agosto de 2007 a dezembro de 2009, um total de 26 grupos sociais foram monitorados e tiveram suas vocalizações gravadas. Não houve registro de tamborilado, indicando que a comunicação acústica nessa espécie se dá apenas por sinais vocais. As cinco vocalizações mais comuns dentre as oito encontradas apresentam 12 tipos de elementos diferentes. Para cada uma das cinco vocalizações foram calculadas as estatísticas descritivas do número de elementos; intervalo entre elementos; duração dos elementos; freqüência de maior amplitude; freqüência máxima, mínima e central do primeiro tom; e banda de freqüência do primeiro tom. São descritas também a combinação de elementos que compõe cada vocalização e os contextos identificados. Muitos contextos puderam ser identificados para cada vocalização, sendo que, para determinados contextos, foram utilizadas mais de uma vocalização. Foi observado, ainda, o uso de sinais visuais associados a algumas vocalizações. A variedade de contextos observada, o uso combinado de diferentes vocalizações e de sinais multimodais permite uma grande variedade de interações via comunicação acústica, apesar da ausência de tamborilado, condizente com a complexidade social da espécie. Esse trabalho é o primeiro a classificar as vocalizações do pica-pau-do-campo com base em sua estrutura acústica, o que permite a realização futura de estudos mais detalhados da comunicação dessa espécie. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Sonorous signals are crucial for communication in birds, providing clues for the species identification. These signals can also be related to the social or ecological contexts of the sender, and thus significantly affect the fitness of all individuals participating in the interaction, particularly individuals of highly social species. Therefore, the aims of this study was to describe and characterize the acoustic repertoire of the campo flicker (Colaptes campestris campestris) in a population of Central Brazil, and investigate whether these signals are related to particular social or ecological situations. A total of 26 social groups were monitored from August 2007 to December 2009 and had their acoustic signals recorded. There were no records of drumming, suggesting this species relies solely on vocal calls for communication. The five most common vocalizations out of eight calls found are composed by 12 different elements. Descriptive statistics are presented for each of these five calls on the number of elements; the interval between elements; the duration of elements; peak frequency; maximum, minimum and central frequencies of the first tone; and the bandwidth of the first tone. The elements composing each call and the situations associated with the calls are also described. There was a variety of situations associated with each call, and for some situations, more than one call was used. Visual signals were also displayed in association with some of the calls. The variety of contexts and both the use of different calls in combination and the use of multimodal signals result in a great diversity of possible interactions through acoustic communication, even in the absence of drumming, which is consistent with the social complexity of this species. This is the first study to classify the vocal call of the campo flicker based on the acoustic structure of the signals, therefore laying ground for future studies on the communication of this species. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seleção natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação animal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som produzido por animais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves - comportamento | - |
Título: dc.title | Comunicação acústica em pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) : caracterização estrutural e contextos sociais e ecológicos de sinais sonoros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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