Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Juliana Carolina Argenta Carlos Lopes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18206 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880413 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem objetivo de demonstrar de que forma os princípios relacionados à teoria gerativista, aliados a metodologias que privilegiam a aprendizagem com metacognição, podem contribuir para o ensino de gramática na educação básica. Para tanto, está organizada em três partes principais: (i) o primeiro capítulo, com base em Lobato (2003), Kato (2005), Pilati; Naves; Vicente & Salles (2011), Vicente & Pilati (2012) e Silva (2013), desenvolve um arcabouço teórico a respeito de metodologias de ensino de aspectos linguísticos e gramaticais da língua portuguesa, (ii) o segundo capítulo analisa metodologias de ensino de língua desenvolvidas no Brasil e em Portugal para verificar o que há de material disponível para os professores e de que forma tais metodologias podem ser aplicadas em sala de aula com vistas a tornar o ensino de língua portuguesa mais eficaz e (iii) o terceiro capítulo, com base nas ideias de Lobato (2013), Costa et al (2011),Vicente & Pilati (2012) e Pilati (2014), desenvolve, testa e analisa uma atividade gramatical sobre identificação e classificação do sujeito e do predicado. Os alunos que tiveram contato com o material didático desenvolvido demonstraram uma nítida associação do conteúdo estudado ao conhecimento de mundo que possuem. Pode-se perceber que a abordagem do aprendizado pela descoberta, com metacognição, revela-se um caminho promissor no ensino de língua materna, porque foi possível notar a evolução das respostas dos alunos, com relação à complexidade e ao uso das terminologias e o desenvolvimento do raciocínio destes diante das análises. | - |
Descrição: dc.description | This essay will attempt to demonstrate the way the principles related to gerativist theory allied to methodology that emphasizes on metacognition process may help students to learn grammar more effectively. So, it is divided into three main parts: (i) the first chapter, based on Lobato (2203), Kato (2005), Pilati; Naves; Vicente & Salles (2011), Vicente & Pilati (2012) and Silva (2013), develops a theoretical framework about teaching methodologies on linguistic and grammatical aspects of Portuguese language, (ii) the second chapter analyses methodologies applied in languages developed in Brazil and Portugal to check out any available material to teachers and how it can be adopted in classrooms to make Portuguese learning easier and (iii) the third chapter, which is based on Lobato ideas (2013), Costa et al (2011), Vicente & Pilati (2012) and Pilati (2014), advances, tests and analyzes a grammatical activity about identification and arrangement of subject and predicate. Students that were in contact with consolidated didactic material demonstrated a well-marked association of the content and the world they live in. The learning process related to metacognition methodology reveals to be a promising path to mother-tongue teaching, because it was possible to note the evolution of students‟ feedback related, especially, to the complexity, the use of terminologies and development of reasoning. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria gerativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Estudo de caso sobre o desenvolvimento da consciência sintática em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: