Moto-contínuo : a aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em comunidade de prática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura Filho, Augusto César Luitgards-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Lúcia Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880399-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo qualitativo interpretativo, investigo as interações e participação de professores de línguas estrangeiras nas práticas próprias da profissão, em uma escola pública de línguas do DF, para identificar, descrever e compreender a aprendizagem situada de professores de LE em serviço (WESTHEIMER, 2008; GROSSMAN, WINEBURG e WOOLWORTH, 2001). Enquanto pesquisas anteriores exploraram as comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991; WENGER, 1998), como lugar de aprendizagem de formadores de professores de línguas estrangeiras em institutos de educação superior, são raros os estudos dessa natureza voltados para os professores de LE na educação básica. Este estudo de caso (STAKE, 2011; YIN, 2001, DENZIN e LINCOLN, 2006) investigou a aprendizagem profissional de professores de línguas em uma perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1986; JOHNSON, 2009; LANTOLF, 2006; FREEMAN, 2004), situada (LAVE, 1988), ancorada na participação como metáfora de aprendizagem (SFARD, 1998; GREENO, 1997; ROGOFF, 1994). Os professores aprendem nos programas de desenvolvimento profissional, em cursos e atividades formais e informais. No entanto, a participação nas práticas (LITTLE, 2003; HORN, 2010; LAVE, 1988, 1993, 1996; LAVE e WENGER , 1991) surge como uma importante via de aprendizagem da profissão, o que implica a necessidade de, por um lado, reduzir o isolamento dos docentes e, por outro, favorecer as interações entre eles. Implica ainda que a aprendizagem do professor, fora da sala de aula, entre seus pares, é tão importante quanto o que se aprende em sala, nas interações com os alunos. O percurso metodológico deste estudo compreendeu a observação participativa em sessões de coordenação pedagógica, a realização de entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e notas de campo. Ao abordar o grupo como comunidade de prática, foi possível reconhecer a escola como lócus de aprendizagem profissional e compreender as incidências de negociação de sentido, construção de conhecimento e aprendizagem mediada pelos pares.-
Descrição: dc.descriptionIn this qualitative interpretive study, I researched foreign language teachers’ interactions and participation in professional practices at a public language school in DF. My goal was to identify, describe, and comprehend their in-service situated learning. (WESTHEIMER, 2008; GROSSMAN, WINEBURG and WOOLWORTH, 2001). While previous research explored communities of practice (LAVE and WENGER, 1991; WENGER, 1998) as sites for higher education teacher educators’ learning, there is a paucity of literature on foreign language schoolteachers’ in-service learning. This case study (STAKE, 2011; YIN, 2001, DENZIN & LINCOLN, 2006) investigated foreign language schoolteachers’ professional learning in a sociocultural (VYGOTSKY, 1986; JOHNSON, 2009; LANTOLF, 2006; FREEMAN, 2004), situated (LAVE, 1988) perspective, anchored on participation as a metaphor for learning (SFARD, 1998; GREENO, 1997; ROGOFF, 1994). Teachers learn in professional development, formal and informal programs and activities. However, participating in communities of practice emerges as a vigorous professional learning pathway (LITTLE, 2002, 2003; HORN, 2010; LAVE, 1988, 1993, 1996; LAVE and WENGER, 1991), which implies the need to, on the one hand, reduce teachers’ isolation and, on the other, encourage interaction among them. It also suggests that what teachers learn among their peers in school is as important as what they learn in class with students. The research methodology comprised participant observation in pedagogical and coordination meetings, a semi-structured group interview, questionnaires, and field notes. In framing the group as a community of practice, I was able to acknowledge the school as a site for professional development, as well as the incidence of negotiation of meaning, knowledge building, and mediated learning among peer teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de línguas - formação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de práticas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - prática de ensino-
Título: dc.titleMoto-contínuo : a aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em comunidade de prática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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