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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Rocha, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Francisco Giusepe Donato | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29487 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312014000100005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880390 | - |
Descrição: dc.description | As tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros. | - |
Descrição: dc.description | The Brazilian portuary tariffs are still built on ad hoc base. As such, the work of the regulatory agency (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ) becomes hard and, for instance, it is thorny to carry out a solid investment analysis. This paper suggests a theoretical model for portuary tariff determination. The model is grounded mainly on tenets of cost and management accounting and of corporate finance. We have assumed that the port has ERP (Enterprise Resource Planning) and statistics systems. The proposed model generates income over total costs. Hence, it is in row with the profitable port argument. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Journal of Transport Literature - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 maio 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portos - aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade de custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lucratividade | - |
Título: dc.title | Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas | - |
Título: dc.title | Theoretical model for port tariff based on cost and managerial accounting and corporate finance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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