Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Manini, Miriam Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Liliane Bernardes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880193 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa descritiva de caráter exploratório tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as concepções de leitura de imagens e a produção imagética de livros da Literatura Infantil. Como objetivos específicos busca, na literatura, um embasamento teórico sobre os métodos de leitura e a sua aplicação na leitura de imagens; realiza um estudo sobre como é desenvolvido o processo de semiose na leitura de imagens; pesquisa sobre a legitimação e reconhecimento da Literatura Infantil em instituições de fomento à leitura; e, finalizando, verifica como se dá o processo de criação de imagens em livros infantis, explorando os elementos de produção de sentidos e significados. O aporte metodológico constou de entrevistas com três reconhecidos ilustradores de livros infantis brasileiros com a finalidade de averiguar o contraste entre intenções da criação e impressões da recepção, e da análise de quatro livros de Literatura Infantil, a partir do roteiro baseado na Análise Semiótica de Imagens Paradas. Como resultado da pesquisa, o estudo forneceu subsídios para a leitura de imagens por meio da apreciação estética e da semiose a pesquisadores interessados na investigação de textos imagéticos infantis. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This exploratory research aims to develop a descriptive and analytical study about the conceptions of image literature and the image production of Children’s Literature Books. The specific objectives of this study are: aresearch on the literature about the theoretical basis of the methods for reading and their application on image reading; a study about how the process of semiosis in image reading is developed; a research about the legitimation and recognition of Children’s Literature in institutions that foster reading as an activity; and the verification of how the image creation process in children’s books is done, by exploring the elements of sense and meaning production. The methodological approach was based on interviews with three renowned Brazilian Children’s Books illustrators, in order to study the contrast between creation intentions and reception impressions, as well as the analysis of four works, based on a script for semiotic analysis of still images. As final result, this research has provided subsidies to image reading via the esthetic appreciation and semiosis, to interested researchers working with the investigation of imagetic children’s texts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens, ilustrações, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil | - |
Título: dc.title | Leitura de imagens na literatura infantil : desafios e perspectivas na era da informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: