Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Saito, Carlos Hiroo | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Fábio da Purificação de | - |
Autor(es): dc.creator | Abegg, Ilse | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880136 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente trabalho é descrever e problematizar conceitos-chave da concepção educacional que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso e digital (composto de portifólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro) produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano acadêmico de 2005-2006. O conjunto do material didático (disponível em http://www.unb.br/ib/ecl/eaprobio) versa sobre a biodiversidade brasileira, que integra os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a importância das Unidades de Conservação da Natureza, no contexto dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em 1992, e a posterior instituição da Política Nacional da Biodiversidade. Pretende-se conceder especial atenção ao escopo teórico-metodológico da produção do elemento central e articulador desse material didático que são os pares de portifólios compostos por problematizações em torno de conflitos socioambientais reais e ações positivas implementadas, geradoras e sustentadoras do diálogo com os alunos nas atividades escolares transversais de meio ambiente, buscando ainda fortalecer uma cultura de participação socioeducacional, e a promoção ou fortalecimento dos movimentos sociais organizados. Explicita-se, do ponto de vista educacional, o esforço para integrar as idéias de investigação-ação, empowerment e diálogo-problematizador, de forma a produzir um material nas perspectivas critica e emancipatória, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade biológica | - |
Título: dc.title | Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: