Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sayago, Doris Aleida Villamizar | - |
Autor(es): dc.creator | Milagres, Vanesa Rios | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19083 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.T.19083 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880121 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2014. | - |
Descrição: dc.description | No século XXI a pós-graduação brasileira na área turismo enfrenta os desafios de formar e aperfeiçoar pesquisadores qualificados para o enfrentamento dos problemas que estão colocados para o desenvolvimento do país e do próprio turismo em bases sustentáveis. Temas como água, energia sustentável, oceanos, segurança alimentar e agricultura sustentável, cidades sustentáveis, emprego e renda, mudanças climáticas e desastres naturais, são emergentes para o planeta. Temas como Amazônia e biodiversidade, são prioritários para o Brasil. Esta tese trata da análise da pós-graduação brasileira na área Turismo em suas contribuições para a sustentabilidade e para o próprio turismo, no período de 2010 a 2014, compreendendo o espaço e os desafios dessas contribuições para a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos para o ensino, pesquisa e extensão e para a ciência, tecnologia e inovação em bases sustentáveis. Adota-se como perspectiva teórica o arquétipo da ciência sustentabilidade, enquanto uma estrutura integrada que aborda diversas fontes de conhecimento e procura sintetizar equilibradamente as interações entre humanos e natureza em prol do bem-estar, a proteção dos sistemas de suporte à vida e da busca por soluções criativas e inovadoras aos problemas advindos dos modelos tradicionais de desenvolvimento. Toma-se a pesquisa de métodos mistos como metodologia, por meio de um projeto do tipo paralelo convergente, no qual o pesquisador, em um único estudo, coleta simultânea e independentemente dados qualitativos e quantitativos, analisa-os em separado, funde os conjuntos de resultados e interpreta-os, discutindo em que extensão e de que maneiras os resultados quantitativos e qualitativos, convergem, divergem, se relacionam e/ou produzem um entendimento mais pragmático sobre a pós-graduação brasileira na área turismo no Brasil e a sustentabilidade. Utiliza as técnicas de análise conceitual de Wilson (2005), para uma pioneira categorização dos programas em caso modelo, caso afim, caso limítrofe e caso-inventado, tomando como base as produções discente, docente/discente e a percepção das coordenações sobre as contribuições para a sustentabilidade e para o próprio turismo. O resultado teórico prático deste trabalho, propõe um caso ideal de um programa de pós-graduação multidisciplinar em turismo, ofertado pela Universidade da Integração Latino Americana (UNILA), como um esboço prospectivo delineado e baseado não só na perspectiva teórica da sustentabilidade para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o ensino e a pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | In the 21st century, the Brazilian postgraduate in tourism area faces the challenges of forming and perfecting qualified researchers for tackling the problems that arise to the country's development and tourism on a sustainable basis. Themes like water, sustainable energy, oceans, food security and sustainable agriculture, sustainable cities, jobs and income, climate change and natural disasters, are emerging for the planet. Topics such as Amazon and biodiversity are a priority for Brazil. This thesis deals with the analysis of the Brazilian graduate in Tourism area in their contributions to sustainability and to the tourism, in the period of 2010 to 2014. Comprising the space and the challenges of these contributions to the formation and development of human resources for teaching, research, and extension and for science, technology and innovation on a sustainable basis. Adopts as theoretical perspective the sustainability science, while an integrated structure that addresses various sources of knowledge and seeks to synthesize evenly the interactions between humans and nature for the wellbeing, protection of life-support systems and the search for creative and innovative solutions to the problems arising from the traditional models of development. Take the mixed methods research as methodology, through a project of parallel type convergent, in which the researcher, in a single study, simultaneous collection and independent qualitative and quantitative data. Analyses them separately, merges the result sets and interprets them, discussing to what extent and in what ways the quantitative and qualitative results, converge, diverge, relate and/or produce a more pragmatic and comprehensive understanding about the Brazilian graduate in area Tourism and sustainability. Use conceptual analysis techniques of Wilson (2005), a pioneer in the event programmes categorization model, if in the mood, borderline and case – invented, taking as a basis the student productions, teacher/students and the perception of the coordination’s on contributions to sustainability and to the tourism itself. The result of this work practical theorist proposes an affair invented or ideal of a multidisciplinary postgraduate program in tourism, offered by the University of Latin American Integration (UNILA). As a prospective sketch, creatively designed and based not only in the imagination and intuition, but also on theoretical perspective of sustainability for the formation of highly qualified human resources for teaching and research. | - |
Descrição: dc.description | En el siglo XXI el pos-grado del área de turismo brasileño enfrenta los desafíos de la formación y perfeccionamiento de investigadores calificados para abordar los problemas que se plantean para el desarrollo del país y el turismo de forma sostenible. Temas como agua, energía sostenible, océanos, seguridad alimentaria y agricultura sostenible, ciudades sostenibles, puestos de trabajo y renta, cambio climático y los desastres naturales, están surgiendo para el planeta. Temas como la Amazonía y la biodiversidad, son una prioridad para Brasil. Esta tesis aborda el análisis del brasileño graduado en el área de Turismo en sus contribuciones a la sostenibilidad y el turismo, en el período de 2010-2014, que comprende el espacio y los desafíos de estas contribuciones a la formación y desarrollo de recursos humanos para la enseñanza, investigación y extensión y de ciencia, tecnología e innovación sobre una base sostenible. Adopta como perspectiva teórica el arquetipo de la ciencia de la sostenibilidad, mientras que una estructura integrada que se dirige a diversas fuentes de conocimiento y busca sintetizar uniformemente las interacciones entre los seres humanos y la naturaleza para el bienestar, la protección de sistemas de soporte vital y la búsqueda de soluciones creativas e innovadoras a los problemas derivados de los modelos tradicionales de desarrollo. Tome la investigación de métodos mixtos como metodología, a través de un proyecto de tipo paralelo convergente, en el cual el investigador, en un solo estudio, colección simultánea e independientes datos cualitativos y cuantitativos, analiza por separado, fusiona los conjuntos de resultados y los interpreta, discutir hasta qué punto y de qué manera los resultados cuantitativos y cualitativos, convergen, divergen, se relacionan o producir un entendimiento más pragmático en el turismo brasileño área graduado en Brasil y la sostenibilidad. Utiliza las técnicas de análisis conceptual de Wilson (2005), para una categorización pionera de los programas en el evento modelo, si en el estado de ánimo, frontera caso y caso inventado, tomando como base las producciones de estudiantes, profesores y estudiantes y la percepción de las coordinaciones sobre las contribuciones a la sostenibilidad y el turismo en sí mismo. El resultado de este trabajo, teórico práctico propone un caso ideal de un programa de postgrado multidisciplinario en turismo, ofrecido por la integración de la Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), como un dibujo prospectivo contorneado y basado no sólo en la perspectiva teórica de la sostenibilidad para la formación de recursos humanos altamente cualificados para la enseñanza y la investigación. | - |
Descrição: dc.description | Au 21e siècle, le troisième cycle du Brésil dans la zone touristique fait face aux défis de la formation et le perfectionnement des chercheurs qualifiés pour aborder les problèmes qui se posent au développement et le tourisme du pays sur une base durable. Des thèmes comme l'eau, l'énergie durable, les océans, la sécurité alimentaire et l'agriculture durable, les villes durables, emplois et de revenus, le changement climatique et les catastrophes naturelles, se dessinent pour la planète. Des sujets tels que Amazon et la biodiversité sont une priorité pour le Brésil. Cette thèse porte sur l'analyse du diplômé brésilienne dans la zone de tourisme dans leurs contributions à la durabilité et au tourisme, dans la période de 2010 à 2014. Comprenant l'espace et les défis de ces contributions à la formation et le développement des ressources humaines pour l'enseignement , la recherche, la vulgarisation et de la science, de la technologie et de l'innovation sur une base durable. Adopte comme perspective théorique de la science de la durabilité, tout en une structure intégrée qui aborde diverses sources de connaissances et cherche à synthétiser uniformément les interactions entre l'homme et la nature pour le bien-être, la protection des systèmes de soutien de la vie et la recherche de solutions créatives et innovantes à les problèmes posés par les modèles traditionnels de développement. Prenez la recherche sur les méthodes mixtes que la méthodologie, à travers un projet de type parallèle convergente, dans lequel le chercheur, en une seule étude, la collecte simultanée et données qualitatives et quantitatives indépendants. Analyses séparément, fusionne les jeux de résultats et les interprète, discuter dans quelle mesure et de quelles façons les résultats quantitatifs et qualitatifs, convergent, divergent, en relation et / ou de produire une compréhension plus pragmatique et complète sur le diplômé brésilienne dans la zone du Tourisme et de la durabilité. Utiliser des techniques conceptuels d'analyse de Wilson (2005), un pionnier dans le modèle de catégorisation des programmes d'événements, si dans l'ambiance, borderline et cas - inventé, en prenant comme base les productions des étudiants, enseignants / étudiants et la perception de la coordination de la contribution à la durabilité et au tourisme lui-même. Le résultat de ce travail théoricien pratique propose une affaire inventée ou idéal d'un programme d'études supérieures multidisciplinaire dans le tourisme, offert par Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) comme une esquisse prospective, conçu de façon créative et fondée non seulement dans l'imagination et l'intuition, mais aussi sur la perspective théorique de la durabilité pour la formation de ressources humaines hautement qualifiées pour l'enseignement et la recherche. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo - aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo - administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Título: dc.title | Programas de pós-graduação em turismo no Brasil : um olhar sobre a sustentabilidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: