Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Griboski, Claudia Maffini | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Verônica Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49347 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880116 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática docente no que diz respeito à identificação e inclusão de estudantes com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, em uma escola pública de anos iniciais de Santa Maria DF. Os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação estão inseridos no público da Educação Especial. Nesse sentido, possuem direitos à uma Educação Inclusiva e de qualidade que atendam às suas peculiaridades. Porém, por desconhecimento da comunidade escolar, as habilidades desses estudantes passam despercebidas e podem gerar algumas inadequações na estrutura escolar e social. Os principais autores analisados e abordados como referência teórica em Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e políticas públicas foram: Mantoan (2003), Virgolim (2007) (2014), Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) e Delou (2022). Esta pesquisa trata-se de um estudo misto na área da Educação, cujas análises e discussões combinam os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Os dados obtidos com as respostas dos professores no questionário aplicado na escola pesquisada, foram analisados com a intenção de investigar sobre a formação continuada dos docentes e quais os critérios e estratégias utilizadas para a inclusão dos estudantes em sala de aula regular e a indicação à Sala de Recursos Específica de AHSD. Constatou-se que a maior parte dos professores desconhecem as peculiaridades dos estudantes com AHSD e não possuem curso de formação na área, o que gera um empecilho para realizar o enriquecimento escolar, estimular as habilidades e incluir esses estudantes em sala de aula. Como produto técnico foi elaborado uma cartilha digital, com orientações para os docentes, acerca da identificação, inclusão e direitos escolares dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. | - |
Descrição: dc.description | The present research aimed to analyze teaching practice with regard to the identification and inclusion of students with High Skills/Giftedness, in a public school in the early years of Santa Maria-DF. Students with High Abilities/Giftedness are included in the Special Education public. In this sense, they have rights to an inclusive and quality education that meets their peculiarities. However, due to the school community's lack of knowledge, these students' abilities go unnoticed and can generate some inadequacies in the school and social structure. The main authors analyzed and approached as a theoretical reference in Special Education, High Abilities/Giftedness and public policies were: Mantoan (2003), Virgolim (2007) (2014), Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) and Delou (2022). This research is a mixed study in the area of Education, whose analyzes and discussions combine qualitative and quantitative research methods. The data obtained from the teachers' responses to the questionnaire applied at the researched school were analyzed with the intention of investigating the continuing education of teachers and the criteria and strategies used for the inclusion of students in the regular classroom and appointment to the classroom AHSD-Specific Resource Management. It was found that most teachers are unaware of the peculiarities of students with AHSD and do not have a training course in the area, which creates an obstacle to carrying out school enrichment, stimulating skills and including these students in the classroom. As a technical product, a digital booklet was created, with guidance for teachers, on the identification, inclusion and school rights of students with High Abilities/Giftedness. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades/superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
Título: dc.title | A prática docente na identificação e inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: