A estruturação de notações na iconografia, música, dança e escrita como base para a reflexão acerca dos códigos escriturais no teatro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Jorge das Graças-
Autor(es): dc.creatorMariano, Sara Maria Britto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:19:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:19:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880077-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação trata da presença de uma ou mais notações no campo das performances teatrais, limitando o espectro de estudo ao Ocidente. Desde a arte parietal, a título de mostrar os primeiros registros sobre cada área, com foco maior no século XX, no qual mais se desenvolvem e se debatem ideias, conceitos e teorias a respeito do tema – o confronto entre o texto falado e o escrito –, especialmente nas artes cênicas. Como referência para a argumentação, o mesmo processo de análise em relação à notação é realizado em quatro outros campos. Na iconografia, com suas formas, cores e materiais que designavam estilos e códigos de dominância social em favor de classes sócio-políticas. Na dança, especialmente a clássica, devido à necessidade de estruturação técnica e a possibilidade de transmissão e controle dos elementos relacionados com movimento. Na música, observa-se com mais clareza o processo de configuração de formas de transcrição, adequadas às demandas de estilos musicais, composicionais e de instrumentos e vozes diversas. E no código escritural, a letra e seus reflexos como elemento de influência nas camadas sócio-políticas e artísticas, em especial na dramaturgia teatral. O trabalho analisa a falta de um ou mais códigos específicos para a performance teatral (na qual haja predominância verbal) e – com base nos benefícios e especificidades do trabalho com um registro notatório nas áreas descritas e revisão bibliográfica – busca também que autores abordam o tema, a necessidade e a funcionalidade em pesquisa e transmissão, e como os treinamentos e as vocalidades são afetados por um registro específico. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation deals with the presence of one or more notations in the field of theatrical performances, limiting the spectrum of study in the West. Since the parietal art, by way of showing the first records of each area, with greater focus on the twentieth century, in which further develop and discuss ideas, concepts and theories on the subject - the confrontation between the written and spoken word - especially in the performing arts. As a reference to the argument, the same process of analysis in relation to the rating is carried out in four other fields. In iconography, with its shapes, colors and materials that designated styles and codes of dominance in social class socio-political. In dance, especially classical, because of the need for structuring technique and the possibility of transmission and control of the elements related to movement. In music, we observe more clearly the process of setting up forms of transcription, appropriate to the demands of musical styles, compositional and various instruments and voices. And in the code entry, the letter and its effects as an element of influence in layers socio-political and artistic, especially in playwriting theater. The study analyzes the failure of one or more specific codes for theatrical performance (which there is predominantly verbal) and – based on the benefits and specifics of working with a record of notation areas described and literature review – the authors also seeks to address the theme, the necessity and functionality in research and transmission, and how the training and vocalities are affected by a specific record.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectNotação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectPartitura-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Título: dc.titleA estruturação de notações na iconografia, música, dança e escrita como base para a reflexão acerca dos códigos escriturais no teatro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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