Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tarapanoff, Kira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1992 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880055 | - |
Descrição: dc.description | Detine-se o papel dos sistemas informacionais no processo de geração e divulgação científica e tecnológica. Descreve-se o papel do governo brasileiro no estímulo e apoio às atividades científicas do país. São descritas leis e diretrizes políticas emanadas dos planos governamentais, para o sefor. São destacados marcos de desenvolvimento da ciência e tecnologia no país e o papel dos sistemas informacionais, em especial o do IBICT. As conclusões demonstram que a ciência e tecnologia brasileiras, bem como os seus sistemas informacionais, não possuem um desenvolvimento autónomo e previamente determinando, mas são condicionadas por características e imposições do contexto. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The role of information system within the process of generation and dissemination of science and technology is defined. The role of the Brazilian Government in the stimulation and support to scientific activities for the country is described. Laws and political directives given by governmental plans for the sector are described. Developmental marks for science and technology in the country are pointed, as well as the role of information systems, with emphasis on the leading role of the Brazilian Institute of Information for Science and Technology (IBICT). Conclusions demonstrate that the Brazilian science and technology, as well as the scientific and technological information systems do not have an autonomous and previously determined development, they are conditioned by characteristics and impositions of the context within they operate. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento de sistemas de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) | - |
Título: dc.title | A política cientifica e tecnológica no Brasil : o papel do IBICT | - |
Título: dc.title | Scientific and technological policy in Brazil : the role of the IBICT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: