Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880048 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos(as) de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998(a), (b); ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos(às) professores(as) em formação. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In this article, we discuss the results of a research-action initiative regarding reading and creative writing extension courses ministered to high school students in Brasilia and outskirts. As part of their internship activities and under the professors’ guidance, Supervised Internship students taking Portuguese at the University of Brasilia planned and ministered extension courses in 2011. The latest theories in the field of modern Linguistics, which are studied in the Languages-Portuguese course, were put into practice and substantiate national educational guidelines (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998a, b; ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). This research shows the potential of extension activities in promoting reflective spaces of theory-practice for teachers in training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Participação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/about. Acesso em: 7 fev. 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Título: dc.title | Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: