Programas de alimentação escolar e cardápios escolares : o que acontece no mundo?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBotelho, Raquel Braz Assunção-
Autor(es): dc.contributormailto:acupertino1006@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorCupertino, Alessandra Fabrino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:19:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:19:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880001-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA alimentação está diretamente relacionada com a qualidade de vida, morbidade, mortalidade e exerce influência decisiva sobre a vida do homem. As crianças são o futuro do amanhã, precisam crescer saudáveis, fortes e intelectualmente desenvolvidas. Os Programas de Alimentação Escolar (PAE), por meio de cardápios adequados, podem contribuir para alcançar essa meta em diferentes partes do mundo. O objetivo desse estudo é descrever o panorama dos Programas de Alimentação Escolar no mundo e como os cardápios escolares estão sendo avaliados. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática sobre instrumentos de avaliação de cardápios escolares para a qual os autores desenvolveram estratégias de busca específicas para Scopus, Web of Science, Science Direct, Pubmed, Lilacs, ProQuest Global e Google Scholar; e uma revisão integrativa sobre o panorama dos Programa de Alimentação Escolar no mundo por meio de consulta aos sites oficiais dos países, contato via e-mail e levantamento bibliográfico. Um total de 16 estudos transversais preencheram os critérios de inclusão da revisão sistemática e foram analisados. Brasil e Espanha foram os países que apresentaram o maior número de estudos (n = 5; 31,25% para cada). A maioria dos estudos tem abordagem qualitativa (n = 12;75%) e apenas 25% (n = 4) dos estudos apresentam métodos de avaliação quantitativa para avaliar cardápios escolares. Nenhuma ferramenta de avaliação do cardápio escolar foi encontrada para avaliar todos os aspectos do planejamento do cardápio. Dos 192 países incluídos na revisão integrativa, 8 países (4,16%) não possuem Programas de Alimentação Escolar (PAE), para 67 países (34,89%) não foram encontradas informações sobre a existência de programas, não sendo possível afirmar que não possuem programa, e 117 países (60,93%) possuem PAE. Dos 117 países com PAE´s, em 100% foram encontrados aspectos nutricionais nas características dos programas, em 11,96% aspectos culturais, em 16,23% aspectos da segurança do alimento e em 23,93% participação da agro família. Os resultados apontam para a carência de métodos ou instrumentos de avaliação dos cardápios oferecidos para a alimentação escolar no mundo que possam contribuir para um melhor cuidado alimentar oferecido aos alunos. Os Programas de Alimentação Escolar no mundo garantem os critérios nutricionais e, os critérios culturais, da segurança do alimento e da presença da agro família precisam ser incorporados aos programas para a adequação às recomendações da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS). A avaliação dos cardápios ofertados nos diferentes Programas de Alimentação Escolar em todo o mundo não apresenta um padrão específico. Necessitam de mais estudos que contemplem a falta de instrumentos de planejamento de cardápios e diretrizes que englobem mais características do que apenas as nutricionais nos PAE.-
Descrição: dc.descriptionFood is directly related to the quality of life, morbidity, mortality, and it has a decisive influence on man's life. Children are tomorrow's future, and they need to grow up healthy, strong, and intellectually developed. Through appropriate menus, school Feeding Programs can help achieve this goal in different parts of the world. This study aims to identify the panorama of School Meals Programs in the world and how school menus are being evaluated. For this, a systematic review was carried out on school menu assessment instruments. The authors developed specific search strategies for Scopus, Web of Science, Science Direct, Pubmed, Lilacs, ProQuest Global and Google Scholar. An integrative review on the School Meals Program's panorama in the world through consultation with the countries' official websites, contact via e-mail, and a bibliographic survey was conducted. A total of 16 cross-sectional studies met the inclusion criteria for the systematic review and were analyzed. Brazil and Spain were the countries that presented the largest number of studies (n = 5; 31.25% for each). Most studies have a qualitative approach (n = 12.75%), and only 25% (n = 4) of the studies present quantitative assessment methods for evaluating school menus. No school menu assessment tool was found to assess all aspects of menu planning. Of the 192 countries included in the integrative review, eight countries (4.16%) do not have School Feeding Programs (PAE). For 67 countries (34.89%), information about the existence of programs was not found. It is impossible to state that they do not have a program. One hundred seventeen countries (60.93%) have a PAE. Of the 117 with PAE´s, in 100% of them, nutritional aspects were found in the characteristics of the PAEs, in 11.96% cultural aspects, in 16.23% aspects of food security, and 23.93% participation of the agribusiness. The results point to the lack of methods or instruments for evaluating the menus offered for school meals in the world that can contribute to better food care offered to students. School Feeding Programs worldwide guarantee nutritional criteria and cultural criteria, food safety, and agribusiness presence need to be incorporated into programs to adapt to FAO and WHO's recommendations. The menus' evaluation in the different School Meals Programs worldwide does not present a specific pattern. Still, it needs more studies that contemplate the lack of menu planning instruments and guidelines that include more characteristics than nutritional ones-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Nutrição (FS NUT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Nutrição Humana-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de alimentação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCardápios - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação escolar-
Título: dc.titleProgramas de alimentação escolar e cardápios escolares : o que acontece no mundo?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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