Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Jorge das Graças | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Antonio do Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:18:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:18:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879931 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | - |
Descrição: dc.description | O processo de democratização, expansão e interiorização do ensino superior por meio da educação a distância, levanta reflexões sobre sua relevância inclusiva de norte a sul do Brasil. Este trabalho tem como enfoque analisar os ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados na cidade de Tarauacá-Acre. Para tanto, os referenciais teóricos e metodológicos desta dissertação situam-se em pesquisa de campo qualitativa, através da técnica de entrevista semiestruturada em rodas de bate-papo com professores-alunos e estudantes de escolas locais. Discute ainda, diferentes contribuições voltadas ao entendimento do panorama da educação a distância no Brasil nos últimos anos, e ao processo de formação de professores em Teatro por meio da EaD. Neste contexto, destacase ainda, a atuação da Universidade de Brasília-UnB no pioneirismo a ofertar cursos superiores, que a princípio, só eram oferecidos presencialmente, considerando as especificidades, na modalidade a distância, nas mais diversas localidades do país. Constata-se ainda que, entre os aspectos dimensionais analisados nesta pesquisa, surge uma nova percepção sobre a educação a distância, no que se refere à formação docente e sua relevância da interiorização às culturas locais. Nesse sentido, os resultados dessa pesquisa evidenciam contribuições éticas, estética e econômicas do curso de Teatro à prática pedagógica e no cotidiano pessoal e profissional dos professores formados, refletindo no cotidiano dos alunos desses docentes. | - |
Descrição: dc.description | The process of democratization, expansion and interiorization of higher education through distance education raises reflections on its inclusive relevance from north to south of Brazil. This work focuses on analyzing the echoes and reflexes of the graduation in Theater EaD/UnB in the practice and in the daily life of licensed teachers in the city of Tarauacá-Acre. For that, the theoretical and methodological references of this dissertation are situated in qualitative field research, through the technique of semi-structured interview in chat circles with professors-students and students from local schools. It also discusses different contributions aimed at understanding the panorama of distance education in Brazil in recent years, and the process of training teachers in Theater through distance education. In this context, we also highlight the role of the University of Brasília-UnB in the pioneering spirit of offering higher education courses, which at first were only offered in person, considering the specificities, in the distance modality, in the most diverse locations of the country. It is also noted that, among the dimensional aspects analyzed in this research, a new perception arises about distance education, with regard to teacher training and its relevance of internalization to local cultures. In this sense, the results of this research show ethical, aesthetic and economic contributions of the Theater course to the pedagogical practice and in the personal and professional daily life of the trained teachers, reflecting on the daily life of the students of these teachers. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/ UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: