Ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/ UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Jorge das Graças-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Antonio do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879931-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO processo de democratização, expansão e interiorização do ensino superior por meio da educação a distância, levanta reflexões sobre sua relevância inclusiva de norte a sul do Brasil. Este trabalho tem como enfoque analisar os ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados na cidade de Tarauacá-Acre. Para tanto, os referenciais teóricos e metodológicos desta dissertação situam-se em pesquisa de campo qualitativa, através da técnica de entrevista semiestruturada em rodas de bate-papo com professores-alunos e estudantes de escolas locais. Discute ainda, diferentes contribuições voltadas ao entendimento do panorama da educação a distância no Brasil nos últimos anos, e ao processo de formação de professores em Teatro por meio da EaD. Neste contexto, destacase ainda, a atuação da Universidade de Brasília-UnB no pioneirismo a ofertar cursos superiores, que a princípio, só eram oferecidos presencialmente, considerando as especificidades, na modalidade a distância, nas mais diversas localidades do país. Constata-se ainda que, entre os aspectos dimensionais analisados nesta pesquisa, surge uma nova percepção sobre a educação a distância, no que se refere à formação docente e sua relevância da interiorização às culturas locais. Nesse sentido, os resultados dessa pesquisa evidenciam contribuições éticas, estética e econômicas do curso de Teatro à prática pedagógica e no cotidiano pessoal e profissional dos professores formados, refletindo no cotidiano dos alunos desses docentes.-
Descrição: dc.descriptionThe process of democratization, expansion and interiorization of higher education through distance education raises reflections on its inclusive relevance from north to south of Brazil. This work focuses on analyzing the echoes and reflexes of the graduation in Theater EaD/UnB in the practice and in the daily life of licensed teachers in the city of Tarauacá-Acre. For that, the theoretical and methodological references of this dissertation are situated in qualitative field research, through the technique of semi-structured interview in chat circles with professors-students and students from local schools. It also discusses different contributions aimed at understanding the panorama of distance education in Brazil in recent years, and the process of training teachers in Theater through distance education. In this context, we also highlight the role of the University of Brasília-UnB in the pioneering spirit of offering higher education courses, which at first were only offered in person, considering the specificities, in the distance modality, in the most diverse locations of the country. It is also noted that, among the dimensional aspects analyzed in this research, a new perception arises about distance education, with regard to teacher training and its relevance of internalization to local cultures. In this sense, the results of this research show ethical, aesthetic and economic contributions of the Theater course to the pedagogical practice and in the personal and professional daily life of the trained teachers, reflecting on the daily life of the students of these teachers.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - estudo e ensino-
Título: dc.titleEcos e reflexos da graduação em Teatro EaD/ UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.