Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Shimizu, Helena Eri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:18:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:18:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13129 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000400017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879736 | - |
Descrição: dc.description | Competências profissionais é um tema que tem sido muito discutido em várias áreas, incluindo a saúde. A necessidade de novos modos de processos de trabalho em consequência da mudança no modelo assistencial e do perfil epidemiológico das doenças tem suscitado debates e discussões nesta área. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão sobre o constructo competência a fim de compreender o seu contexto sócio-histórico e de verificar sua aplicabilidade na saúde. Apresentam-se as principais abordagens citadas na literatura e as suas diversas origens. Também foi apresentada a aplicação do conceito em Saúde Pública com as discussões que ocorrem na literatura e na Galway Consensus Conference, em 2008. | - |
Descrição: dc.description | Professional competences are an issue that has been much discussed in several areas including health. The need for new modes of work processes as a result of the change in model of care and epidemiology of diseases has sparked discussion and debate in this area. In this context, the objective of this paper is to present a review of the construct of competence to understand their socio-historical context and their applicability in the context of health. It was presented the main approaches cited in the literature and their diverse backgrounds on the issue. Also it was reported the application of the concept in Public Health with the discussions in literature and the Galway Consensus Conference in 2008. | - |
Descrição: dc.description | Competencias profesionales es un tema que ha sido muy discutido en varias áreas, incluida la salud. La necesidad de nuevas modalidades de los procesos de trabajo como resultado del cambio en el modelo de atención y la epidemiología de las enfermedades ha provocado la discusión y el debate. En este contexto, el objetivo del presente trabajo es presentar una revisión de la competencia de la construcción con el fin de entender su contexto socio-histórico y su aplicabilidad en la salud. Su los principales enfoques citados en la literatura y sus diversos orígenes. Además se ha analizado la aplicación del concepto en Salud Pública con los debates en la literatura y Galway Conferencia de Consenso en 2008. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 maio 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal da área médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos na saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação | - |
Título: dc.title | Competências profissionais em saúde pública : conceitos, origens, abordagens e aplicações | - |
Título: dc.title | Professional competences in public health : concepts, origins, approaches and applications | - |
Título: dc.title | Competencias profesionales en salud pública : conceptos, orígenes, enfoques y aplicaciones | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: