Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Maria Clara do Bú | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:18:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:18:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31320 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.31320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879724 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017. | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa propormos Orientações Didáticas Reflexivas (ODR’s) para contos de expressão francesa no contexto da educação infantil, a fim de comprovar que a experiência de leitura literária deste tenra idade, instiga a formação subjetiva, a alteridade e a vivência com a literatura. Para tanto, apresentamos a leitura performática dos contos em francês, como um meio, dentre os possíveis, de atrair a atenção das crianças para o narrado, favorecendo, a nosso ver, a experiência de leitura. Refletiremos, inicialmente, acerca da literatura, de sua relação com o ensino, da leitura dramática e como a prática pedagógica se apresenta como aspecto relevante, na relação afetiva com a literatura. Em seguida, serão apresentadas as ODR’s para os contos selecionados, com a descrição e reflexão da aplicação de uma dessas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | In this research we propose Reflective Didactic Orientations (RDO’s in Portuguese DOR´sOrientações Didáticas Reflexivas) for French tales expression in the context of childhood education, in order to prove that the literary reading experience of this early age instigates subjective formation, alterity and experience with literature. For this, we present the performative reading of the French tales, as a means, among the possible ones, of attracting children's attention to what was narrated, favoring, in our view, the reading experience. We will initially reflect on literature, its relationship with teaching, dramatic reading and how pedagogical practice presents itself as a relevant aspect in the affective relationship with literature. Then, the RDO's will be presented for the selected tales, with the description and reflection of the application of one of these. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - literatura | - |
Título: dc.title | Il était une fois... : a literatura de expressão francesa no ensino precoce | - |
Título: dc.title | Il était une fois... : the french literature expression in the early learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: