O Homem Extraordinário de Fiódor Dostoiévski e O Homem Revoltado de Albert Camus

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSiewierski, Henryk-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Ludmilla Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:18:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:18:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879660-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como finalidade abordar a relação entre os romances Crime e Castigo (2001), de Fiódor Dostoiévski (1821 – 1881), A Morte Feliz (1997) e O Estrangeiro (1982), de Albert Camus (1913 – 1960). Pretende-se mostrar a influência do homem extraordinário sobre o homem revoltado. A pesquisa propõe investigar o comportamento das personagens protagonistas; associar as abordagens filosóficas que permeiam o discurso de Dostoiévski e de Camus; compreender o conceito de homem extraordinário e de homem revoltado. O método consiste em uma revisão bibliográfica apropriada ao tema e na análise dos romances em questão. Os resultados apontam para a semelhança entre o homem extraordinário em Dostoiévski e o homem revoltado em Camus. Pode-se concluir que a semelhança entre ambos se dá na temática do crime e, principalmente, pelas características das personagens protagonistas dos romances estudados. Raskólnikov, de Crime e Castigo; Patrice Mersault, de A Morte Feliz; e Meursault, de O Estrangeiro são indivíduos singulares. Eles buscam – cada um ao seu modo e ao seu tempo – exaurir a sua vontade em uma perspectiva de superação dos valores anteriormente consolidados pela estrutura social. Esse movimento de busca da transmutação dos valores encontra, na ação de revolta, possibilidades de se construir um novo homem, sendo este um além-homem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis inquiry aims the relationship between the novels Crime and Punishment, by Fiódor Dostoiévski, The Happy Death and The Stranger, by Albert Camus. Intends to show the influence of the extraordinary man on insurgent man. This work intends to investigate the behavior of the characters protagonists; associate philosophical approaches that permeate the discourse of Dostoiévski and Camus; understand the concept of extraordinary man and insurgent man. The method consists of a literature review appropriate to the subject and analysis of the novels in question. The results point to the similarity between the extraordinary man in Dostoiévski and insurgent man in Camus. Can conclude that the similarity between the two takes on the theme of crime and, especially, the characteristics of the characters protagonists of the novels studied. Raskólnikov, by Crime and Punishment; Patrice Mersault, by The Happy Death, and Meursault, by The Stranger are unique individuals. They seek - each in his own way and his time - his desire to exhaust from the perspective of those values previously consolidated by the social structure. This motion of search of the transmutation of values found, in the act of revolt, the possibilities of building a new man, which is a beyond-man.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCamus, Albert, 1913-1960-
Palavras-chave: dc.subjectDostoyevsky, Fyodor, 1821-1881-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura russa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura francesa-
Título: dc.titleO Homem Extraordinário de Fiódor Dostoiévski e O Homem Revoltado de Albert Camus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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