Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | UDF | - |
Autor(es): dc.creator | Feitosa, Zuleide Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Diego Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Ingrid Luiza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:18:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:18:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48151 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5380/riep.v26i3.76682 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0180-9672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879658 | - |
Descrição: dc.description | A mobilidade integrada poderia ser prejudicada pelo hábito de usar o automóvel? Essa é uma questão central para a mobilidade que precisa ser discutida. Nessa perspectiva, objetivou-se, por meio da revisão da literatura, identificar as estratégias que favoreçam a implementação da mobilidade sustentável, a fim de apontar uma agenda de pesquisa baseada na literatura. Assim, iniciou-se com a conceituação acerca da Mobilidade como um Serviço (MaaS). Aborda-se a viabilidade da mobilidade alternativa, considerando-se o hábito de usar o automóvel, visto que a literatura aponta essa variável como uma barreira para a promoção da Mobilidade complementar. Segue-se com a discussão sobre os comportamentos habituais de se usar o automóvel e como eles podem ser modificados. Como um resultado, sugerem-se várias estratégias para a promoção da quebra do hábito de usar automóvel de modo que se favoreça a mobilidade complementar. Por último, a partir das diretrizes indicadas para promoção da Mobilidade como Serviço, sugere-se uma agenda de pesquisa futura para dar suporte à área de conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Could integrated mobility be hindered by the habit of using the car? This is a central issue for mobility that needs to be discussed. In this perspective, it was aimed, through a literature re view, to identify strategies that favor the implementation of sustainable mobility policies, in order to point out a research agenda. The literature review is started with the conceptualization of Mobility as a Service (MaaS). The viability of alternative mobility is addressed, considering the habit of using the car, since the literature points to this variable as a barrier to the promotion of complementary mobility. This is followed by a discussion of car-use behavior and how it can be modified. As a result, several strategies are suggested for the promotion of breaking the habit of car use and in order to favor complementary mobility. Finally, based on the guidelines indicated for the promotion of Mobility as a Service, a future research agenda is suggested to support the knowledge field. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo de acesso aberto e pode ser reproduzido livremente, distribuído, transmi tido ou modificado, por qualquer pessoa desde que usado sem fins comerciais. O trabalho é disponibilizado sob a licença Creative Commons CC-BY-NC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | - |
Título: dc.title | Mobilidade como um serviço : indicações de estratégias interventivas no hábito de usar automóvel baseadas na revisão da literatura | - |
Título: dc.title | Mobility as a service : indications for intervention strategies in car use Habits based on literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: