Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Rogério da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Amaury Jorge Lins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:18:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:18:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879630 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa a adaptação do filme (fenômeno) feita pelo cineasta Walter Lima Junior do romance Inocência do Visconde Taunay. Nela observamos a presença de características barrocas. O conceito de Trauerspiel (Idéia) -- Drama Barroco -- e que significa também representação do luto e tragédia, foi retirado do livro Origem do drama barroco alemão de Walter Benjamim. Esse conceito dá suporte teórico e justifica análise pelos elementos encontrados no filme como, por exemplo, a construção de alegorias barrocas. A alegoria barroca com seu conteúdo histórico e, portanto temporal, nos mostra o local da ação no filme em processo de desagregação e crise de valores e é o seu componente expressivo. O jogo de luz e de sombra é o principal e faz parte, entre outros elementos, dessa construção alegórica, criando a atmosfera lutuosa característica do Drama Barroco presente no filme do diretor brasileiro. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper analyses the cinematographic adaptation (phenomenon) of the novel Inocência, written by Visconde de Taunay, made by filmmaker Walter Lima Junior, where the presence of baroque characteristics can be traced. The concept of Trauerspiel (idea), tragic drama, that also has the meaning of mourning and tragedy, had gotten in the book The Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamim. This concept offers theoretician support and justifies the analyses by film elements like, for instance, the construction of baroque allegories. In the movie, the Baroque Allegory - with its historic content, therefore temporal - shows the place of action in a process of disintegration and values crisis that is its expressive component. The contrast between light and shadow is the main element that, among others, takes part in this allegoric construction, creating the mournful atmosphere characteristic of the tragic drama found in the Brazilian director‟s movie. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taunay, Alfredo d'Escragnolle, Visconde de, 1843-1899 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lima Junior, Walter, 1938- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Título: dc.title | Luz e sombra : trauerspiel ou uma idéia de Barroco no filme Inocência de Walter Lima Jr. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: