Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ana Paula de Matos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Valdinei Costa-
Autor(es): dc.creatorSousa, José Vieira de-
Autor(es): dc.creatorTavares, Érica Pâmela Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:18:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:18:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28947-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879602-
Descrição: dc.descriptionO artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the perception about SINAES of program coordinators in Distrito Federal. The objective is to understand how regulation happens through the evaluations of the Brazilian government in analyzing the programs, looking for proximities and distances between practice and theory. With that aim, it discusses the relationship between state evaluation and regulation around the world; besides it discusses the development of the government’s policy on evaluation in Brazil. At the end, it points out how the evaluation process is reflected on the perception of academic autonomy and administrative autonomy for the colleges and universities analyzed.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRegulação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titlePolíticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal-
Título: dc.titleEvaluation and regulation policy for higher education in Brazil : the perception of program coordinators in Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.