Jovens de ensino médio em tempo integral e educação em direitos humanos : a (trans)formação de sujeito de direitos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZardo, Sinara Pollom-
Autor(es): dc.contributormarciobraz2008@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Márcio Braz do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:18:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:18:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879594-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju). O objetivo desta pesquisa foi compreender o entendimento de jovens do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) sobre direitos humanos e as contribuições da disciplina Educação em Direitos Humanos (EDH) para a formação de sujeito de direitos. A justificativa da pesquisa encontra-se na necessidade do desenvolvimento de estudos que articulem as temáticas juventude, direitos humanos e educação em direitos humanos, para que, a partir das narrativas e experiências dos jovens de ensino médio, a EDH possa ser compreendida como instrumento para a (trans)fomação de sujeito de direitos, para a cidadania ativa e para participação democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, na qual foram realizados grupos de discussão com jovens entre 15 e 18 anos, vinculados ao EMTI da região administrativa de Taguatinga-DF, no ano de 2019. A análise dos dados empíricos foi realizada pelo método documentário, desenvolvido pelo sociólogo Ralf Bohnsack, a partir da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os jovens de EMTI compõem grupos sociais representativos da diversidade cultural e humana juvenil, apresentando quadros de orientação coletiva que expressam suas experiências sobre educação integral, direitos humanos e educação em direitos humanos. Conclui-se que a EDH ofertada no EMTI é avaliada pelos estudantes como instrumento educacional de formação multíplice, contribuindo para a constituição cidadã e política dos jovens. A reconstrução das orientações coletivas dos jovens estudantes d EMTI revelaram, sobretudo, entendimentos juvenis acerca do fenômeno socais a interseccionalidade, presente em suas realidades sociais. Por .isso, “Jovens Urbanas Politizadas” e os “Jovens Urbanos Integrados e Divergentes”, nomeadamente .os grupos de jovens participantes da pesquisa reconstrutiva, compreendem e educação em direitos humanos como aprendizagem significativa para a vida e para a .consecução de seus projetos de vida presentes e futuros no meio social. Nesse contexto, quatro orientações centrais emergiram a partir da análise comparativa dos dados empíricos dos grupos de discussão, caracterizando os quadros de orientação coletiva dos jovens sobre os. temas em estudo. “A função do ensino médio e preparar para a. educação superior O EMTI é cansativo e suga mais tempo”; O jovem não e reconhecido como sujeito de direitos e “Isso você vai levar para a vida”, a importância da EDH na formado dos Jovens. As orientações. coletivas identificadas representam, sobretudo. a diversidade humana e cultural dos jovens de ensino médio como sujeitos, sociais e broncos e relacionam a educação em direitos humanos, ofertada no EMTI, como educação para o esclarecimento e para a práxis de emancipação humana e política.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Título: dc.titleJovens de ensino médio em tempo integral e educação em direitos humanos : a (trans)formação de sujeito de direitos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.