A efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabello, Andrea Felippe-
Autor(es): dc.creatorRocha, Marília Jaqueline Moreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879571-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionLogo no primeiro trimestre do ano de 2020, o Brasil foi impactado pelo efeito do vírus da COVID-19. Como consequência, as universidades e escolas públicas brasileiras foram impossibilitadas da continuação das aulas presenciais, entretanto, com a utilização das novas tecnologias digitais (TD), os estudantes puderam continuar com seus estudos e aprendizagens. O objetivo deste estudo foi verificar se as ações da gestão da Universidade de Brasília (UnB) foram efetivas para garantir uma cobertura adequada à rotina dos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica em relação à demanda por instrumentos de apoio tecnológico durante o ensino remoto. Para isso, foi realizado um estudo de caso de forma documental quantitativa e descritiva referente ao tema apresentado. O referido estudo observou que as ações foram importantes para a não evasão de alunos com vulnerabilidades socioeconômicas no período da pandemia e pode, com isso, afirmar que as ações gerenciais acadêmicas relativas à inclusão digital foram incorporadas de forma eficiente, de modo a atenderam às necessidades e demandas dos estudantes e, assim, contribuíram para o exercício da cidadania democrática. A pesquisa foi relevante para que a UnB possa formular políticas públicas na área da inclusão e inovação tecnológica, a fim de complementar em seus editais a inclusão digital remota e de integrar o ensino híbrido na universidade, caminhando em direção ao desenvolvimento de programas globais de ensino à distância.-
Descrição: dc.descriptionIn the first quarter of 2020, Brazil was impacted by the effect of the COVID-19 virus. Therefore, Brazilian universities and public schools were unable to continue face-toface classes, however, with the use of new digital technologies (DT), students were able to continue with their studies and learning. The objective of this study was to verify whether the actions of the management of the University of Brasília (UnB) were effective in guaranteeing adequate coverage for the routine of university students in a situation of socioeconomic vulnerability in relation to the demand for technological support instruments during remote teaching. For this, a case study was carried out in a quantitative and descriptive documental way regarding the theme presented. This study observed that the actions were important for the non-dropout of students with socioeconomic vulnerabilities during the pandemic period and can, therefore, state that the academic management actions related to digital inclusion were efficiently incorporated, to meet the needs and demands of the students and, thus, contributed to the exercise of democratic citizenship. The research was relevant for UnB to be able to formulate public policies in inclusion and technological innovation, to complement remote digital inclusion in its public notices and to integrate hybrid teaching at the university, moving towards the development of global teaching programs from a distance.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília (UnB)-
Título: dc.titleA efetividade das ações de assistência estudantil para a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica com a adoção do ensino remoto durante da pandemia da covid-19 : um estudo de caso na Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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