Design marginal em São Luís-MA : a cadeira de macarrão : uma análise semiótica de seus aspectos culturais e identitários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaass, Marisa Cobbe-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Silvia Karla de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:17:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:17:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21697-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879438-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação apresentada versa sobre a cultura material brasileira. Trata-se de um estudo de caso sobre a popular cadeira de macarrão, também conhecida por cadeira de fio ou cadeira espaguete. Comercializadas informalmente em praças e ruas por vendedores ambulantes, as cadeiras de macarrão estão presentes em inúmeras residências na cidade de São Luís do Maranhão. É costume, de uma parcela dos habitantes da cidade, especialmente dos moradores de bairros periféricos, sentar à porta, na calçada, nos finais de tarde para contemplação das vias públicas, ou para conversas informais entre parentes e vizinhos, e observa-se que a cadeira de macarrão faz parte do cenário, é o assento ‘escolhido’ ou ‘preferido’ para compor a cena, apesar da oferta de outros modelos no comércio formal local, inclusive mais baratos e portadores de atributos físicos adequados para a função de assento no costume observado. Percebe-se que há nessa ‘escolha’ um manifesto de afirmação de valores, de um modo de ser e de se comportar, expresso simbolicamente na cadeira de macarrão. Então usá-la e expô-la significa afirmar uma identidade frente a oferta de produtos impessoais e massificados, líquidos (BAUMAN, 2013), do contexto globalizado, que imprime a homogeneização cultural como programa de expansão. Para compreender os fatores que resultam na escolha e permanência da cadeira de macarrão nos cenários observados propõe-se a investigação das significações e contextos envolventes. Para tanto, emprega-se a análise semiótica como ferramenta para estudo dos signos atrelados à cadeira de macarrão, que a consagram um símbolo do mobiliário popular brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis presented deals with the Brazilian material culture. This is a case study on the popular wire chair or spaghetti chair. Traded informally in squares and streets by street vendors, wire chairs are present in many homes in the city of Sao Luis, Maranhão. It is customary, a portion of the city's inhabitants, especially the residents of suburbs, sit at the door on the sidewalk, in the end of the afternoon to contemplate the public roads or for informal conversations among relatives and neighbors, and it is observed that the wire chair is part of the scenario, it is the 'chosen' or 'preferred' seat to compose the scene, despite the availability of other models in formal local trade, including cheaper and with suitable physical attributes for the seat function in the observed custom. It is noticed that there is this 'choice' a clear statement of values, a way of being and behaving, expressed symbolically in wire chair. So use it and expose it means to assert a identity besides the offering of impersonal and mass, liquid products (BAUMAN, 2013), of the global context, which prints the cultural homogenization as expansion program. To understand the factors that result in the selection and retention of wire chair the observed scenarios proposes to research the meanings and contexts surrounding. Therefore, it exerts the semiotic analysis as a tool to study the signs linked to wire chair that enshrine it as a symbol of Brazilian popular furniture.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Design (IdA DIN)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Design-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectMobiliário - design-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica - artes-
Palavras-chave: dc.subjectMobiliário popular brasileiro-
Título: dc.titleDesign marginal em São Luís-MA : a cadeira de macarrão : uma análise semiótica de seus aspectos culturais e identitários-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.