Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira-Castro, Jorge M. | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira-Castro, Karina M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:17:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:17:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25764 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879423 | - |
Descrição: dc.description | Não há consenso em psicologia sobre a natureza, definição e nível de análise nas investigações relacionadas ao conceito de inteligência. A análise do uso deste conceito na linguagem cotidiana indicou que o mesmo exerce função adverbial, a qual caracteriza uma ação como bem-sucedida. O conceito é usado em níveis diferentes, funcionando como um resumo adverbial das ações de um indivíduo de forma geral ou de suas habilidades específicas. Como "sucesso" é relativo a valores culturais, a definição de inteligência também depende da cultura. A função adverbial pode vir a explicar pelo menos parte das divergências e controvérsias encontradas em psicologia. | - |
Descrição: dc.description | There is no consensus concerning the nature, definition and level of analysis in investigations related to the concept of intelligence. The analysis of the use of this concept in ordinary language indicated that it has an adverbial function, which characterizes an action as successful. The concept is used at different levels, functioning as an adverbial summary of an individual's actions in general or his specific abilities. As "success" is relative to cultural values, the definition of intelligence also depends upon the culture. The adverbial function may explain at least in part the disagreements and controversies found in psychology. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem cotidiana | - |
Título: dc.title | A Função Adverbial de "Inteligência": Definições e Usos em Psicologia | - |
Título: dc.title | The Adverbial Function of "Intelligence": Definitions and Uses in Psychology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: