Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Euzébio, Umberto | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Patricia Medeiros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:17:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:17:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879408 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo promover o letramento científico de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “João Guimarães Rosa” no município de João Pinheiro- MG, a partir da temática– água para consumo humano. O levantamento inicial foi feito através de questionário, traçando o perfil e os níveis de letramento científico dos estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, foi verificado a necessidade de uma abordagem introdutória básica sobre as principais características da água e suas propriedades, características de uma água de qualidade para o consumo humano e formular perguntas investigativas, levantar hipóteses para responder uma pergunta, propor explicações para os resultados e interpretar informações científicas de textos e outras fontes. Assim, foi proposto a construção de uma sequência didática, dividida em momentos, com atividades variadas, sendo elaborado um plano de aula para cada tópico. Os tópicos abordados na sequência didática são: 1 – Revisando conteúdo – dialogando. 2 – Estabelecendo conexões entre água e o consumo. 3 - Solubilidade da água – Água limpa é água potável? Nesta etapa, abrange pesquisa e estudo de artigos. 4 – Compreensão da importância da água na natureza. Estratégia – Jogo – Água e sustentabilidade. 5 – Finalização – Relatórios. Para as análises dos dados produzidos a partir do acompanhamento das atividades dos estudantes, será utilizado a análise de conteúdo. A promoção do letramento científico de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “João Guimarães Rosa”, está em processo de construção, tendo em vista a aplicação parcial das atividades propostas, perante uma situação pandêmica (COVID-19). O fato de ter iniciado o debate de questões como a qualidade da água que consomem, a origem, os possíveis processos de tratamento da água e o descarte de resíduos domésticos, despertaram o interesse e aguçaram a curiosidade dos estudantes diante de situações do seu cotidiano. A elaboração da sequência foi realizada conforme a necessidade e possibilidade no presente momento. Foram necessárias adaptações e reformulações da sequência didática para que a mesma atendesse os objetivos propostos em uma nova realidade. Assim, diante de todo percurso desenvolvido, houve contribuição para a aprendizagem dos estudantes, considerando a promoção e o estímulo aos estudantes a refletirem sobre as questões presentes no seu dia a dia. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The present work aimed to promote the scientific literacy of high school students from “João Guimarães Rosa” a State School João Pinheiro city - MG, based on the theme– water for human consumption. The initial survey was carried out through a questionnaire, outlining the profile and levels of scientific literacy of students in the 2nd and 3rd grades of High School, Which was verified the need for a basic introductory approach on the main characteristics of water and its properties, characteristics of quality water for human consumption and ask investigative questions, raise hypotheses to answer a question, propose explanations for the results and interpret scientific information from texts and other sources. Thus, it was proposed to build a didactic sequence, divided into moments, with varied activities, and a lesson plan was elaborated for each topic. The topics covered in the didactic sequence are: 1 - Reviewing content - dialoguing. 2 - Establishing connections between water and consumption. 3 - Water solubility - Is clean water the drinking water? In this stage, it covers research and article studies. 4 - Understanding the importance of water in nature. Strategy - Gamimg - Water and sustainability. 5 - Finalization - Reports. For the analysis of data produced from the monitoring of student activities, content analysis will be used. The promotion of high school students' scientific literacy at the “João Guimarães Rosa” State School is under construction, owing to the partial application of the proposed activities, facing a pandemic situation (COVID-19). The fact that it was initiated a debate on issues such as the quality of the water they consume, the origin, the possible water treatment processes and the disposal of domestic waste, aroused the interest and called the students' curiosity facing the everyday situations. The elaboration of the sequence was performed according to the need and possibility at the present moment. Adaptations and reformulations of the didactic sequence were necessary for it to find out the proposed goals in a new perspective. Therefore, in view of the entire course developed, there was a contribution to students learning, considering the promotion and encouragement for students, so they could reflect about their daily lives issues. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Estudo da qualidade da água para o letramento científico em escola do campo em João Pinheiro – MG | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: