A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Felipe Canova-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Guilherme Augusto Meirelles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:17:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:17:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879335-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.-
Descrição: dc.descriptionAtualmente há estudos nas ciências pedagógicas que buscam elucidar a importância do ensino-aprendizagem da linguagem audiovisual no âmbito escolar que, através de atividades de criação artística, estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante. A partir da experiência pedagógica na SEEDF e da adoção da metodologia pesquisa narrativa, o objetivo desta investigação é analisar o uso e a adequação da Abordagem Triangular, composta por três ações pedagógicas, quais sejam: a leitura de obra de arte, o fazer artístico e a contextualização, em três projetos de educação audiovisual, sendo eles, de curta-metragem de ficção, de filmes-carta e de programas de entrevistas. Essas ações demonstraram-se promissoras para possíveis projetos educacionais de audiovisual, com propósito libertador.-
Descrição: dc.descriptionCurrently there are studies in pedagogical sciences which seek to elucidate the importance of the teaching-learning of audiovisual language in the school environment which, through artistic creation activities, stimulate the intellectual development and autonomy of the student. The aim of this research is to analyze, from the pedagogical experience in SEEDF and based on the narrative research methodology, the consonance between the Triangular Approach and Audiovisual Education in Basic Education. In three audiovisual projects at school, fiction short films, letter-films and interview programs, the actions of reading, making and contextualizing, which compose the Triangular Approach, proved to be feasible for the teaching-learning of audiovisual in school, with liberating purposes.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCurta-metragem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de criação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de entrevista-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - educação-
Título: dc.titleA abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.