Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lemos, Erica Freitas Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Nisiyama, Amanda Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Igor Eduardo Caetano de | - |
Autor(es): dc.creator | Hamann, Edgar Merchán | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:17:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:17:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879251 | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta a formação e execução do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade de Brasília, iniciado em 2011, que visa a capacitar professores, principalmente à primeira ajuda, frente a uma situação de emergência ou urgência. O projeto é apresentado, e também é identificada a importância da educação em saúde tanto para a comunidade, como para a formação do profissional médico. A educação em saúde é enfatizada no campo dos primeiros socorros, uma vez que estudos relatam redução da morbidade e mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar, se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Por fim é realizado um relato de uma das experiências de ensino para professores de uma escola de educação básica e fundamental em que foi possível notar mudança do perfil nas condutas dos educadores, por intermédio de ferramenta avaliativa do conhecimento deles acerca do assunto. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros nas escolas é uma ferramenta válida para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Além disso, observa-se o impacto positivo na formação do estudante de medicina quando ele pratica a educação em saúde. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | ParticipAção - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392. Acesso em: 28 mar. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primeiros socorros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência em emergências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Título: dc.title | Educação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: