Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Murta, Sheila Giardini | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Francimara Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Danilo Cruvinel | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Eliana Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Jordana Calil Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Marina de Moraes e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879090 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa. | - |
Descrição: dc.description | This paper describes the process and results reached in a life skills program for 18 adolescents, from a non-clinical sample, with 12 to 14 years-old. Sixteen group sessions were done, based on a psycho-educational approach and group techniques. The process evaluation included diary measures of consumer satisfaction, practice of skills trained in the course of the intervention and support provided by the group. The process evaluation demonstrated that the participants felt satisfied with the program; practiced social skills, cognitive skills and stress management skills learned during the intervention; and demonstrated a sense of confidence in the group intervention. Follow-up interviews one year after the intervention conducted with the adolescents and their parents shown that the behavioral changes were maintained. The results suggest positive results from the intervention, but experimental studies will be necessary for robust conclusions on the effectiveness of this program. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Estudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação do consumidor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência - saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia - metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Título: dc.title | Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida | - |
Título: dc.title | Primary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: