Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nakagome, Patrícia Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Sofia Guedes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:16:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:16:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879063 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo explorar a experiência narrativa imersiva e o envolvimento do leitor nas tramas caracterizadas pela interatividade. Adicionalmente, a pesquisa aborda as conexões entre a ficção interativa (ou IF) e a literatura tradicional para compreender os elementos narrativos que influenciam as obras interativas. Para tanto, inicialmente são definidos os limites do objeto central de estudo e a noção de imersão. Por meio de uma abordagem que enfoca as relações entre ficção interativa e literatura, são exploradas as conexões e diferenças entre esses dois conceitos, destacando seus elementos imersivos e narrativos compartilhados. Esse estudo comparativo tem como base uma análise detalhada de ficções interativas escritas por Emily Short, cujas obras possibilitam a investigação dos dispositivos literários empregados na IF e a comparação com a literatura tradicional. Assim, ao reavaliar a relação entre a literatura e a ficção interativa, buscou-se fornecer uma análise contrastante das experiências e papéis dos leitores em narrativas tradicionais e interativas. Essa abordagem interdisciplinar e a análise de obras características de IF destacaram o potencial artístico da ficção interativa e o papel do leitor como agente formador da experiência literária. Além disso, a narrativa interativa que entremeia a discussão teórica busca ilustrar de forma prática as características da ficção interativa que são exploradas ao longo da análise. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to explore immersive narrative experiences and reader engagement in plots characterised by interactivity. Additionally, the research addresses the connections between interactive fiction (IF) and traditional literature to examine the narrative elements that influence interactive works. For this purpose, the central object of study and the concept of immersion are initially defined. Through an approach centred around the relationship between interactive fiction and literature, this study explores the connections and differences between these two concepts, highlighting their shared immersive and narrative elements. This comparative study is based on a detailed analysis of interactive works created by Emily Short, whose writing allows for the investigation of literary devices employed in IF and for its simultaneous comparison with traditional literature. Thus, in reassessing the relationship between literature and interactive fiction, this study sought to provide a contrasting analysis of the readers' experiences and roles in traditional and interactive narratives. Overall, this interdisciplinary approach and the analysis of IF works highlighted the artistic potential of interactive fiction and the reader's role as an active shaper of the literary experience. Furthermore, the interactive narrative that intersperses the theoretical discussion seeks to empirically illustrate the attributes of interactive fiction that are explored throughout the analysis. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção interativa | - |
Título: dc.title | Poéticas da imersão : a potência da ficção interativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: