Mediação online de música : um estudo sobre o papel do tutor do curso de licenciatura em música a distância da UnB

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarins, Paulo Roberto Affonso-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Ráiden Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19553-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879050-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho insere-se no contexto da educação musical a distância. Como objetivo geral, essa pesquisa investigou como os tutores a distância realizam a mediação online na disciplina Percepção e Estruturação Musical do curso de licenciatura em música a distância da Universidade de Brasília. Como objetivos específicos, analisou como os tutores a distância utilizam as ferramentas pedagógicas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para realizar a mediação online; identificou como os tutores a distância incentivam o trabalho colaborativo entre os estudantes e identificou como os tutores a distância incentivam a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O quadro conceitual é formado pelas, definições e concepções sobre Educação a Distância e Educação Musical a Distância, Tutoria Online, Mediação Online e Interação a Distância. Esta pesquisa foi desenvolvida apoiada na abordagem de pesquisa qualitativa com suporte quantitativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação nãoparticipante, uma entrevista semiestruturada e um questionário. Para a análise, a compreensão e a interpretação do material coletado nas observações e na entrevista semiestruturada foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Como resultados alcançados, pôde-se verificar que a mediação online realizada pelos tutores participantes é focada no aproveitamento do conhecimento anterior dos estudantes e na troca de experiências como elemento dinamizador da aprendizagem. Entretanto, tal mediação carece de elementos multimidiáticos como vídeos, áudios e imagens. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir com área da Educação Musical, pela descrição de, e reflexão sobre o modo como os tutores a distância da disciplina Percepção e Estruturação Musical realizam uma mediação online.-
Descrição: dc.descriptionThis work is part of the context of musical distance. As a general goal, this research investigated how the tutors perform on-line mediation in the a discipline, the degree course in music from the University of Brasilia. Specific objectives examined how the distance tutors use the educational tools available in the Learning Management Systems to perform the on-line mediation; identified as the distance tutors encourage collaborative work among students and identify how the distance tutors encourage interaction in the Learning Management Systems. The conceptual framework is based on the definitions and conceptions of Online Education and Music Education Online Learning, Online Tutoring, Online Pedagogical Mediation and Interaction Online. This research was developed supported in qualitative research approach with quantitative support. The data collection instruments used were intensive observation, through non-participant observation and semi-structured interviews and a questionnaire. For the analysis, understanding and interpretation of the material collected in observations and semi-structured interview was used the content analysis technique (Bardin, 1977). As achieved results, it is found that the on-line mediation is focused on the use of prior knowledge of students and the exchange of experiences as a dynamic element of learning. However, this mediation lacks multimedia elements such as video, audio and images. It is expected that the results of this research can contribute to the field of music education, the description of, and reflection on how the distance tutors perform a musical didactic and pedagogical mediation in an on-line environment.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Música (IdA MUS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Música-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria-
Título: dc.titleMediação online de música : um estudo sobre o papel do tutor do curso de licenciatura em música a distância da UnB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.