Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Dionísio Gomes da | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Saulo José de Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879044 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2012. | - |
Descrição: dc.description | O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um Banco de Dados público destinado ao armazenamento e tratamento de informações econômico-fiscais geradas pela atividade dos agentes econômicos. A partir da adoção do SPED a empresa passa a fornecer ao fisco, em meio digital, informações contábeis e fiscais detalhadas acerca de suas atividades empresariais. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar se na percepção dos operadores da contabilidade, o conhecimento exigido para a implementação eficaz do SPED é compatível com as competências que esses operadores julgam possuir. O estudo limitou-se aos operadores da Contabilidade com atuação no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Para isso, foram estudadas duas amostras de operadores da Contabilidade extraídas através de amostragem não probabilística do tipo por conveniência e julgamento, aos quais foi aplicado um questionário de caráter auto avaliativo para coleta dos dados. As amostras denominadas de amostra de pesquisa e amostra padrão foram constituídas por 147 e 20 entrevistados. respectivamente. As principais conclusões do estudo apontam que as competências dos operadores da Contabilidade não são compatíveis com os conhecimentos exigidos para a implementação eficaz do SPED. Igualmente foram detectadas deficiências significativas quanto ao domínio conceitual do SPED. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The Public System of Digital Bookkeeping (SPED is its acronym in Portuguese) is a public database for the storage and handling of information generated by the economic-fiscal activity of economic agents. With the adoption of SPED the company will provide to the tax authorities, in digital media, financial reporting and tax details concerning their business activities. In this context, this study aims to investigate the perception of the operators of accounting knowledge required for the effective implementation of the SPED is compatible with the skills that these operators think they possess. The study was limited to Accounting operators with operations in the State of Rio Grande do Norte. For this, we studied two samples of operators Accounting extracted through non-probability sample of the kind of convenience and judgment, to which was applied a questionnaire of self evaluative character for data collection. The samples referred sample and standard sample survey consisted of 147 and 20 respondents, respectively. The main findings of the study show that the skills of the operators are not consistent with accounting knowledge required for the effective implementation of SPED. Also found were significant deficiencies in the conceptual domain SPED. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Setor público | - |
Título: dc.title | Competências necessárias à implementação eficaz do SPED : percepção dos operadores da Contabilidade do RN | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: