Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gauche, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Guilherme Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:16:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:16:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879038 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Boa parte das investigações sobre Ética Docente tem caráter normativo. Nossa investigação vai no caminho contrário, de identificar os princípios incorporados pelos indivíduos a partir de suas experiências socializantes que geram reflexões sobre as decisões de cunho moral realizadas por professores em seus contextos profissionais e, portanto, constituem a dimensão ética de suas identidades docentes. Para lançarmos um olhar diverso sobre esse assunto, nos servimos da teoria disposicionalista, partindo do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, de disposição de Bernard Lahire. Associamos à essa teoria a noção de homem plural de Lahire e algumas características da identidade profissional docente. Utilizamos também como fundamentos o conceito de Ética como reflexão sobre a moral e apresentamos algumas teorias éticas que se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa. A metodologia utilizada em nossa investigação foi baseada em um dispositivo teóricometodológico inédito elaborado por Lahire, os Retratos Sociológicos. Construímos Retratos Sociológicos de três professores de Química do Ensino Médio: Antônio, Daniela e Marcos. Por meio desses, reconstruímos algumas disposições e princípios éticos inculcados por suas experiências socializadoras. A análise das relações entre essas disposições e princípios nos permitiu afirmar que eles são constituintes da dimensão ética da identidade docente de nossos investigados. | - |
Descrição: dc.description | A good part of the investigations on Teacher’s Ethics have a normative character. Our investigation goes in the opposite direction, identifying the principles incorporated by individuals from their socializing experiences that generate reflections on the moral decisions made by teachers in their professional contexts and, therefore, constitute the ethical dimension of their teaching identities. To take a distinctive look at this subject, we use the dispositionalist theory, starting from Pierre Bourdieu's concept of habitus and Bernard Lahire's disposition. We associate to this theory Lahire's notion of plural man and some characteristics of the teaching professional identity. We also used as foundations the concept of Ethics as a reflection on morality and we present some ethical theories that proved to be relevant during the research. The methodology used in our methodology was based on an unprecedented theoretical-methodological device developed by Lahire, the Sociological Portraits. We constructed Sociological Portraits of three High School Chemistry teachers: Antônio, Daniela and Marcos. Through these, we reconstructed some dispositions and ethical principles inculcated by their socializing experiences. The analysis of the relationships between these dispositions and principles allowed us to affirm that they are constituents of the ethical dimension of the teaching identity of our subjects. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação | - |
Título: dc.title | A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: