Alice na caverna : uma experiência teatral com as tecnologias de captação e projeção em cena

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHartmann, Luciana-
Autor(es): dc.creatorLima, Janaína Melo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/879031-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Artes 2014.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute e relata a experiência de um processo criativo desenvolvido em um corpo coletivo que objetivou experimentar técnicas de atuação e composição de cenas utilizando as tecnologias da câmera filmadora digital e do projetor. A elaboração das cenas foi inspirada pelas leituras das obras Alice no país das maravilhas, Alice através do espelho de Lewis Carroll e o Mito da Caverna de Platão. Através do exercício cênico, busca-se examinar em que media a atriz-agente se relaciona com as diferentes qualidades de presença geradas pela sua presença física com as tecnologias de captação e projeção ao vivo. Para tanto, a pesquisa, constrói, descreve e analisa o próprio processo criativo e seus desdobramentos com as linguagens da sombra e da telepresença. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation discusses and reports the experience of a creative process developed within a collective that aimed to experiment with performance techniques and scene composition using the technology of the digital video camera and the projector. The creation of the scenes was inspired by the books Alice in Wonderland, Through the Looking-Glass and What Alice Found There by Lewis Carroll, and Plato´s Allegory of the Cave. The scenic exercise aimed to examine how the actor/agent relates to the different qualities of presence, created by her own physical presence with live scene capture and projection technologies. The research builds on, describes, and analyzes the creative process itself and how it unfolds in the languages of shadow and telepresence.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (arte)-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Título: dc.titleAlice na caverna : uma experiência teatral com as tecnologias de captação e projeção em cena-
Título: dc.titleAlice in the cave : a theatrical experience with scene capture and projection technologies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.