Os efeitos da reputação corporativa no custo de capital próprio em empresas brasileiras listadas

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Rodrigo de Souza-
Autor(es): dc.creatorCalegari, Izabela Paranaíba-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878947-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Norte, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2014.-
Descrição: dc.descriptionAs empresas buscam legitimar suas atividades frente aos stakeholders através da divulgação de informações sociais. A reputação corporativa surge como representação da avaliação dos usuários a respeito das ações da empresa. Assim tais ações podem aumentar o capital reputacional e reduzir os riscos inerentes à atividade. A partir desse conceito, este estudo tem por objetivo verificar se a reputação corporativa contribui para um menor custo de capital próprio das empresas brasileiras de capital aberto. A reputação corporativa é um conjunto de percepções de diferentes stakeholders, para tanto utilizou-se o Índice de Sustentabilidade Empresarial para captar percepções de investidores, agentes do meio ambiente, auditores independentes e organizações de finalidade pública; o ranking da revista As Melhores da Dinheiro para captar percepções de analistas de mercado, e o Índice de Social Disclosure, elaborado por Gonçalves, De Medeiros e Gonçalves (2012), para captar percepções dos investidores e usuários externos. Quanto ao custo de capital próprio, o modelo utilizado foi o modelo de Gordon, que utiliza a previsão de investidores e estima com mais robustez o custo de capital esperado e o prêmio pelo risco implícito, quando utilizado em companhias com crescimento estável. Para tanto, foram analisadas 56 empresas presentes no Ibovespa no período de 2008 a 2012. Os resultados evidenciam que as métricas de reputação corporativa utilizadas contribuem de forma distinta o custo de capital próprio, ou seja, as métricas de reputação corporativa Índice de Sustentabilidade Empresarial e Índice de Social Disclosure contribuem para a redução do custo de capital, e o ranking da revista As Melhores da Dinheiro contribui positivamente com o custo de capital próprio. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionCompanies look for legitimize their activities in front of stakeholders by disclosing social information. The corporate reputation arises as a representation of the assessment of stakeholders regarding the stocks company. Thus, such actions can increase the reputational capital and reduce the risks inherent in the activity. Based on this concept, this work aims to verify whether the corporate reputation contributes to a lower cost of equity of Brazilian public companies. As corporate reputation is a set of perceptions of different stakeholders, we used: i) the Corporate Sustainability Index to capture perceptions of investors, environmental agents, auditors and public purpose organizations; ii) the ranking of the magazine’s As Melhores da Dinheiro to capture perceptions of market analysts and; iii) the Social Disclosure Index developed by Gonçalves, De Medeiros e Gonçalves (2012) to capture investor perceptions and external stakeholders. For the cost of equity, the Gordon model was used, which uses prediction investors and more robustly estimates the cost of capital and the expected risk premium implied by, when used in companies with stable growth. Therefore, 56 companies present were analyzed in Bovespa in the years 2008-2012. The results show that the metrics of corporate reputation Corporate Sustainability Index and Social Disclosure Index negatively contributes to the cos of capital, and the ranking of the magazine´s As Melhores da Dinheiro contributes positively to the cost of equity.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCusto de capital próprio-
Palavras-chave: dc.subjectReputação corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectÍndice de sustentabilidade - empresas-
Palavras-chave: dc.subjectAs melhores da dinheiro (revista)-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de capitais-
Título: dc.titleOs efeitos da reputação corporativa no custo de capital próprio em empresas brasileiras listadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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