Ouvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLignelli, César-
Autor(es): dc.creatorSantos, Guilherme Mayer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878933-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO tema da presente dissertação nasce da fascinação por ouvir aqueles que não pertencem à espécie humana em uma determinada cena, dando enfoque a esse modo de operação encontrado nos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra. Objetiva-se, desta feita, analisar o processo composicional da criação de sonoridades da cena e seu desenvolvimento nos espetáculos dirigidos, respectivamente, por César Lignelli e João Fiadeiro. Nesse sentido, a pergunta central desta pesquisa consiste em: Quais são os efeitos do encontro cênico com não-humanos no tocante a composição de sonoridades da cena? Para tal, serão utilizados conceitos desses diretores, acerca de seus processos composicionais, e ainda são considerados os conceitos: cena enquanto encontro, sonoridades, sonoplastia, música de cena, coisas, objetos, negociação, especulação, tempo, aceleração, mediação, inventário, ouvir, escutar, entender e compreender. Durante toda a dissertação, a análise da obra e a apresentação dos conceitos ocorre de forma retroalimentativa.-
Descrição: dc.descriptionThe theme of the present dissertation is born from the fascination for listening to those who do not belong to the human species in a certain scene, focusing on this mode of operation found in the shows DeBanda and De Perto Uma Pedra. This time, the objective is to analyze the compositional process of creating the sounds of the scene and its development in the shows directed, respectively, by César Lignelli and João Fiadeiro. In this sense, the central question of this research is: What are the effects of the scenic encounter with non-humans regarding the composition of the scene's sonorities? To this end, concepts of these directors will be used, about their compositional processes, and the concepts are still considered: scene as encounter, sounds, sound design, scene music, things, objects, negotiation, speculation, time, acceleration, mediation, inventory, listen, listen, understand and understand. Throughout the dissertation, the analysis of the work and the presentation of concepts occurs in a retro-feeding way.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSonoridades-
Palavras-chave: dc.subjectCena-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso composicional-
Palavras-chave: dc.subjectEncontro cênico-
Título: dc.titleOuvindo não-humanos : uma análise dos processos composicionais dos espetáculos DeBanda e De Perto Uma Pedra-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.