Mobilidade urbana e gênero : questões para o planejamento urbano pós-pandêmico : o ponto de vista da mulher latino-americana

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Daniela Braga-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carolina Pescatori Candido da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878845-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa compreender o espaço urbano sob a perspectiva de gênero da mulher, identificando e analisando as suas vulnerabilidades e necessidades negligenciadas na cidade e que se tornaram ainda mais evidentes no processo da pandemia de COVID-19. O intuito do trabalho é refletir sobre o impacto que a malha urbana e a distribuição de equipamentos urbanos impõem sobre a mobilidade da mulher, tanto pela sua dinâmica social, quanto pela sua participação efetiva e ativa na cidade. Para isso, toma-se como ponto de diálogo três cidades-capitais latino-americanas: Cidade do México, Brasília e Buenos Aires por possuírem características semelhantes tanto na economia, importância no cenário Latino-Americano, quanto pelas medidas político-sociais semelhantes de mitigação da COVID-19. Como objetivos, o trabalho se divide em três partes: 1) debater como a mobilidade urbana exclui e subjuga a mulher aos seus papéis sociais patriarcais; 2) explicitar a dinâmica social e urbana das mulheres na sociedade, identificando a sua vulnerabilidade e necessidades em relação à mobilidade urbana; 3) apresentar dados gerais de mobilidade das mulheres e ações de planejamento voltadas para melhorar a mobilidade delas. Os resultados encontrados foram que o Estado necessita aplicar o planejamento urbano sob a perspectiva de gênero, que vise a desconstrução da subjugação do feminino no ambiente urbano. Além de ações que proporcionem a inserção de mulheres no mundo da política para que as ações urbanas e sociais sejam condizentes com as necessidades encontradas por elas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAcademia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa-
Relação: dc.relationhttps://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina-
Título: dc.titleMobilidade urbana e gênero : questões para o planejamento urbano pós-pandêmico : o ponto de vista da mulher latino-americana-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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