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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Daniela Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50502 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878845 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa compreender o espaço urbano sob a perspectiva de gênero da mulher, identificando e analisando as suas vulnerabilidades e necessidades negligenciadas na cidade e que se tornaram ainda mais evidentes no processo da pandemia de COVID-19. O intuito do trabalho é refletir sobre o impacto que a malha urbana e a distribuição de equipamentos urbanos impõem sobre a mobilidade da mulher, tanto pela sua dinâmica social, quanto pela sua participação efetiva e ativa na cidade. Para isso, toma-se como ponto de diálogo três cidades-capitais latino-americanas: Cidade do México, Brasília e Buenos Aires por possuírem características semelhantes tanto na economia, importância no cenário Latino-Americano, quanto pelas medidas político-sociais semelhantes de mitigação da COVID-19. Como objetivos, o trabalho se divide em três partes: 1) debater como a mobilidade urbana exclui e subjuga a mulher aos seus papéis sociais patriarcais; 2) explicitar a dinâmica social e urbana das mulheres na sociedade, identificando a sua vulnerabilidade e necessidades em relação à mobilidade urbana; 3) apresentar dados gerais de mobilidade das mulheres e ações de planejamento voltadas para melhorar a mobilidade delas. Os resultados encontrados foram que o Estado necessita aplicar o planejamento urbano sob a perspectiva de gênero, que vise a desconstrução da subjugação do feminino no ambiente urbano. Além de ações que proporcionem a inserção de mulheres no mundo da política para que as ações urbanas e sociais sejam condizentes com as necessidades encontradas por elas. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa | - |
Relação: dc.relation | https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Título: dc.title | Mobilidade urbana e gênero : questões para o planejamento urbano pós-pandêmico : o ponto de vista da mulher latino-americana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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