Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPalmieri, Marilícia Witzler Antunes-
Autor(es): dc.creatorBranco, Angela Uchoa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:16:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:16:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6048-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878837-
Descrição: dc.descriptionO estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.-
Descrição: dc.descriptionThe study analyzed socialization practices promoted within early education settings from a sociocultural constructivist perspective on human development. It aimed at investigating the promotion and/or inhibition of different modes of human interdependency, namely, cooperation, competition and individualism, which are associated with specific social interactions, and values/beliefs orientations. Social interaction patterns presented by two teachers and their respective 4 to 6 year-old children were analyzed in two different educational contexts. Results showed the promotion of individualistic interactive patterns and competive, with almost no incentive to peer cooperation, neither at a daily basis nor at the level of the teacher-planned structured activity, which was microanalyzed.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo analiza las prácticas de socialización promovidas en el contexto de la educación infantil a partir de una perspectiva socio-cultural constructivista del desarrollo humano. Su objetivo fue investigar la promoción y/o inhibición de diferentes modalidades de interdependencia humana (cooperación, competición e individualismo) articuladas a las interacciones específicas y a las orientaciones para creencias y valores sociales presentados por dos profesoras y sus alumnos de 4 a 6 años. Los resultados muestran la promoción de patrones de interacción individualista y competitivo, siendo observado un incentivo reducido a la experiencia colectiva de la cooperación, sean estructura y dinámica de las actividades diarias o sea durante la sesión estructurada por la profesora y analizada a nivel micro genético.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleEducação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural-
Título: dc.titleCooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approach-
Título: dc.titleEducación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-cultura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.