Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Duque, Cláudio Gottschalg | - |
Autor(es): dc.creator | Lago, Gessyca da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:15:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:15:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878707 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Estudo que busca expor a maneira com que o Learning Analytics (LA) pode contribuir para a demonstração de impacto e valor das Bibliotecas Universitárias. A demanda crescente pela comprovação do impacto e valor das bibliotecas perante as instituições mantenedoras e a sociedade implica na busca por instrumentos de avaliação que permitam relacionar o uso da biblioteca e o sucesso e aprendizado dos estudantes. A integração dos dados de biblioteca com os dados institucionais para comprovar impacto é um meio de acessar impacto explorado na literatura científica. Sendo assim este estudo tem como objetivo geral propor critérios de implementação que permitam demonstrar do impacto da biblioteca universitária por meio de LA. Para este fim foi utilizada a Revisão Sistematizada de Literatura como metodologia, com o intuito de criticar e sintetizar a literatura representativa do uso de Learning Analytics em Bibliotecas Universitárias. Vinte estudos foram para leitura integral os quais foram categorizados e agrupados conforme aproximações temáticas, para extrair os principais tópicos de interesse em comum. Produziu-se um quadro de critérios de implementação da LA que reflete os métodos, condições necessárias, resultados esperados e intervenções para demonstrar o impacto da biblioteca universitária. O estudo revelou os desafios e controvérsias do uso da LA em Bibliotecas, mas demonstrou também que o assunto possui atrativos suficiente para que seja melhor explorado pela Biblioteconomia e Ciência da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Research that seeks to demonstrate how Learning Analytics can contribute to the demonstration of impact and value of Academic Libraries. The growing demand for evidence of the impact and value of libraries in front of the higher education institutions and society, request the search for assessment tools that link the use of the library to student learning and success. Integrating library data with institutional data to prove impact is a means of accessing the impact explored many times in the scientific literature. Thus, this study has the main purpose of proposing implementation criteria that allows the demonstration of the impact of the academic library through LA. We use a Systematized Literature Review as methodology, in order to criticize and synthesize the literature that represents the use of LA in Academic Libraries. Twenty studies were selected for full reading, then they were categorized and grouped according to thematic approaches, to extract the main topics of common interest. The implementation criteria for the use of LA was presented, one that reflects the methods, enablers, expected results and interventions to demonstrate impact in Academic Libraries. The study revealed the challenges and controversies related to the use of LA in Libraries, but also demonstrated that the subject has enough attractions to be better explored by Library and Information Science. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática | - |
Título: dc.title | A interferência da learning analytics na avaliação de impacto e desempenho de bibliotecas universitárias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: