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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Seimetz, Rui | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Thales Victor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:15:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:15:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878698 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Começando por apresentar a evolução por que passa a disciplina conhecida hoje como Cálculo Diferencial e Integral, são enunciadas as principais definições e teoremas presentes nas ementas dos cursos de graduação nas universidades federais como preparação para apresentar a um panorama da discussão que se faz modernamente, sobre como se ensina, se aprende e se superam dificuldades presentes nesse processo ensinar-aprender. Após levantar os principais aspectos deste debate, é feita coleta de dados com dois grupos de estudantes, uma amostra dentre mestrandos do PROFMAT e outra de jovens universitários cursando as disciplinas de Cálculo 1 ou Matemática 1 na Universidade de Brasília - UnB, nos dois períodos do calendário de 2022, respectivamente. Os dados obtidos são descritos detalhadamente e confrontados com a literatura disponível de modo a permitir ao leitor identificar: (i) O que é a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na UnB (ii) Quais são as principais afirmações matemáticas apresentadas aos estudantes (iii) Quais são os principais aspectos do ensino e os consideráveis obstáculos epistemológicos para as aprendizagens (iv) Qual é o perfil dos mestrandos do PROFMAT, na UnB, cursando Fundamentos de Matemática, no primeiro semestre de 2022 (v) Qual é o perfil dos estudantes de graduação cursando Cálculo 1 ou Matemática 1, na UnB, no segundo semestre de 2022 (vi) Contexto de mobilidade, rede de ensino de origem, tempo de estudo, dificuldades, pré-requisitos no Ensino Médio dos estudantes (vii) identificação de habilidades e competências a serem desenvolvidas na Formação Geral Básica (FGB) no Novo Ensino Médio (NEM) para o sucesso em Cálculo Diferencial e Integral (viii) Subsídios para a fundamentação e futura concepção de Disciplinas Eletivas e adequação dos programas das Unidades Currículares das diversas Trilhas de Aprendizagem em que estejam presentes a Matemática e as suas Tecnologias no NEM (viii) A abordagem presente neste trabalho permite sua aplicação em diferentes contextos e para diversos propósitos que atendam ao maior e mais diverso público possível interessado no tema, (ix) Também os dados brutos coletados estão disponibilizados ao final do texto, mantendo, porém, o cuidado de preservar a confidencialidade dos dados pessoais dos participantes, de modo que o leitor interessado poderá por si mesmo formular novas hipóteses e testá-las por sua conta, além de alimentarmos com este gesto o carácter experimental do método científico e a sua capacidade de desafiar os dogmas, no sentido de que o próprio leitor poderá chegar às conclusões a que chegamos reproduzindo quantas vezes desejar o mesmo experimento com o uso do mesmo método. | - |
Descrição: dc.description | Starting by presenting the evolution of the discipline known today as Differential and Integral Calculus, the main definitions and theorems present in the syllabuses of undergraduate courses at federal universities are enunciated in preparation for presenting an overview of the discussion that takes place nowadays, about how to teach, learn and overcome difficulties present in this teaching-learning process. After raising the main aspects of this debate, data is collected with two groups of students, a sample among master’s students from PROFMAT and another of young university students studying Calculus 1 or Mathematics 1 at the University of Brasília - UnB, in the two periods of the 2022 calendar respectively. The data obtained are described in detail and compared with the available literature in order to allow the reader to identify: (i) What is the discipline of Differential and Integral Calculus at UnB (ii) What are the main mathematical statements presented to students (iii) What are the main aspects of teaching and the considerable epistemological obstacles to learning (iv) What is the profile of PROFMAT master’s students, at UnB, studying Fundamentals of Mathematics, in the first half of 2022 (v) What is the profile of students in graduation studying Calculus 1 or Mathematics 1, at UnB, in the second half of 2022 (vi) Mobility context, original teaching network, study time, difficulties, prerequisites in students’ High School (vii) identification of skills and competences to be developed in Basic General Training (FGB) in the New High School (NEM) for success in Differential and Integral Calculus (viii) Subsidies for the foundation and future design of Elective Disciplines and adaptation of the programs of the Curriculum Units of the various Paths of Learning where Mathematics and its Technologies are present in NEM (viii) The approach present in this work allows its application in different contexts and for different purposes that serve the largest and most diverse public interested in the subject (ix) The raw data collected are also available at the end of the text, maintaining, however, care to preserve the confidentiality of the participants’ personal data, so that the interested reader can formulate new hypotheses by himself and test them on his own, in addition to to feed with this gesture the experimental nature of the scientific method and its ability to challenge dogmas, in the sense that the reader himself will be able to reach the conclusions we arrived at by reproducing the same experiment using the same method as many times as he wants. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo diferencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - percepção | - |
Título: dc.title | Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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