Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Leme da | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Anne Tarine Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:15:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:15:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878640 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013. | - |
Descrição: dc.description | A literatura discorre acerca das influências culturais do desenvolvimento cognitivo infantil. Com base nesses estudos, o presente trabalho se propôs a estudar as possíveis influências culturais no desenvolvimento cognitivo infantil de uma comunidade Kalunga. Para isso, foram selecionados 76 sujeitos, sendo 37 crianças de uma comunidade Kalunga da cidade de Cavalcante – Goiás, Brasil e 39 crianças de comunidade urbana da cidade de Brasília – Distrito Federal, Brasil. Os dois grupos compreenderam participantes com idade variando de 6 a 11 anos. Foram aplicados testes psicológicos e neuropsicológicos para verificação da inteligência, memória, linguagem, percepção visual e de faces, atenção, função executiva, habilidades viso- construtivas, leitura, escrita e desenvolvimento cognitivo, assim como o estágio do desenvolvimento cognitivo. O desempenho entre os grupos foi comparado e analisado estatisticamente. Encontrou-se desempenho cognitivo diferente entre os dois grupos, levantando discussões sólidas sobre a possibilidade de influencias sócio-históricas impactantes referentes ao desenvolvimento cognitivo infantil. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Literature discusses about cultural effects in the child's cognitive development. Based on those studies, the present work aimed at studying the possible cultural effects on children's cognitive development of a community of Kalunga. For this, we selected 76 individuals, 37 children of one at the Kalunga communities in Cavalcante, Goiás, Brazil and 39 children of the urban communities of Brasília – Distrito Federal, Brasil. The two groups included 6 to 11 years old participants. We applied intelligence, memory, language, visual and faces perception, attention, executive function, visual-constructive skills, literacy and cognitive development psychological and neuropsychological tests, as well as verified cognitive development. Performance between groups was compared and statistically analyzed. It was found that cognitive performance differs between the two groups, raising solid debates about the possibility of socio-historical influences impacting regar child's cognitive development. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia cognitiva - crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes neuropsicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil | - |
Título: dc.title | Análise neuropsicológica de influências sócio-históricas e culturais em crianças de sociedade urbana e de comunidade rural quilombola Kalunga | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: