As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Lúcio França-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Gilmar Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:15:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:15:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878630-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2008.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa estudou as funções do tutor online no Curso Piloto de Administração de Empresas da Universidade Aberta do Brasil, gerenciado pela Universidade Federal do Piauí, e o peso proporcional das mesmas, com o intuito de propor algumas recomendações ao Programa a partir dos resultados obtidos. Esse estudo se deu através da análise de quatro categorias de tarefas exercidas pelo tutor online - Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte Técnico - que foram identificadas por Berge (1995,1996). Assim, o trabalho identificou, validou e ampliou estas funções/subfunções e verificou qual(is) delas representou, enquanto duração, a tarefa que consumiu mais tempo. Uma vez identificadas estas funções/subfunções e seus pesos relativos no trabalho do tutor, realizou-se a análise e interpretação final dos dados coletados, baseadas na metodologia Análise de Transcrição de Mensagens para pesquisar o ensino online nos diferentes fóruns da Plataforma Moodle, visando identificar possíveis modificações a serem introduzidas para aprimorar o trabalho do tutor online. Esta metodologia tem sido utilizada por vários pesquisadores em resposta à necessidade da compreensão em profundidade da sala de aula virtual. Investigou-se, também, a distribuição das referidas funções na sala de aula virtual em um universo de 1.143 mensagens, postadas pelos vinte e dois tutores online encarregados pelo Curso, e foram escolhidos os quatro tutores que mais geraram mensagens (553), por serem estes os que mais deram feedback - estas mensagens geraram 1.423 códigos distribuídos nas quatro categorias de Berge e suas subcategorias. Além da técnica de Berge, foram utilizadas também as metodologias da Pesquisa Qualitativa Consensual e o Grupo Focal, para auxiliar e complementar a análise dos dados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research studied the role of online tutor in Curso Piloto de Administração de Empresas of the Universidade Aberta do Brasil, managed by the Universidade Federal do Piauí, the proportional importance of them in order to propose some recommendations to the Program based on the results. This study was made through the analysis of four categories of tasks performed by the online tutor – Educational, Social, Management and Technical Support – that were identified by Berge (1995, 1996). Thus, this work identified, validated and increased this functions/sub functions and verified which one(s) represented, as duration, the task that consumed more time. Once these functions/sub functions were identified and their relative weights in the work of the tutor, was held the review and final interpretation of the data collected, based on the Analysis of Transcription of Messages methodology to examine the online education in different forums of the Moodle Platform, to identify possible changes to be made that could improve the work of online tutor. This methodology has been used by several researchers, in response to the needing of in-depth knowledge of the virtual classroom. It was also investigated the distribution of the functions in the virtual classroom into a universe of 1.143 messages, posted by the twenty two online tutors responsible for the course, and were chosen the four tutors that generated more messages (553), because these are those who gave more feedback, these messages generated 1.423 codes distributed in the four categories and sub categories of Berge. Besides the technique of Berge, were also used the methodologies of Consensual Qualitative Research and the Focal Group, to support and supplement the data analysis.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - ensino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Título: dc.titleAs funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.