Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Prado, Safira Micaelle Andrade do | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Kaliana Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cláudio Nei Nascimento da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:15:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:15:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878506 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estado da arte da produção científica brasileira no período de 2009 a 2018 acerca da evasão na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Utilizou-se como plataforma de busca a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. As produções analisadas tiveram como foco a permanência, o êxito e a evasão no contexto da EPT. O período de recorte escolhido considera a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, fato que provocou maior expansão e preocupação com a EPT no contexto educacional brasileiro. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade do reconhecimento das causas e possíveis soluções levantadas no meio acadêmico para o fracasso ou êxito na EPT. A análise revelou que os motivos mais recorrentes da evasão advêm da dificuldade de conciliação entre estudo e trabalho, além das dificuldades de aprendizagem, como, também, pela recorrente inflexibilidade das instituições frente às necessidades individuais dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | El presente trabajo tiene como objetivo presentar un estado del arte de la producción científica brasileña en el período de 2009 a 2018 sobre la evasión en la Educación Profesional y Tecnológica - EPT. Se utilizó como plataforma de búsqueda la Biblioteca Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD, coordinada por el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Las producciones analizadas tuvieron como foco la permanencia, el éxito y la evasión en el contexto de la EPT. El período de recorte elegido considera la creación de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, por medio de la ley 11.892 del 29 de diciembre de 2008, hecho que provocó mayor expansión y preocupación con la EPT en el contexto educativo brasileño. Esta investigación se justifica por la necesidad del reconocimiento de las causas y posibles soluciones planteadas en el medio académico para el fracaso o éxito en la EPT. El análisis reveló que los motivos más recurrentes de la evasión provienen de la dificultad de conciliación entre estudio y trabajo, además de las dificultades de aprendizaje, como también por la recurrente inflexibilidad de las instituciones frente a las necesidades individuales de los alumnos. | - |
Publicador: dc.publisher | Even3 | - |
Relação: dc.relation | https://www.even3.com.br/anais/ivjorneduc/ | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Título: dc.title | A pesquisa brasileira sobre permanência e êxito no ensino técnico no período de 2009 a 2018 | - |
Título: dc.title | La investigación brasileña sobre permanencia y éxito en la enseñanza técnica en el período de 2009 a 2018 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: