AIDS-entretenimento : a genealogia e os ecos sociossemióticos de um dispositivo da aids em redes sociais na internet

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Viviane Cristina-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Fábio de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:15:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:15:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49685-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878302-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetiva reconstituir a genealogia de um dispositivo que emerge no contexto da cultura de massas na década de 1980, produzindo e circulando transnacionalmente produtos midiático-culturais sobre a aids. A outra faceta da investigação foca nos ecos sociossemióticos desse dispositivo: eles se materializam em redes interacionais e nos processos de construção/contestação político-identitária realizados por ativistas e influenciadores digitais brasileiros que utilizam a plataforma de compartilhamento de conteúdo e rede social multimídia Instagram, cuja temática do perfil seja focado em HIV/Aids. Para isso, é preciso considerar que, desde 1980, as epidemias de aids geraram crises de âmbito político, cultural, social, econômico e moral, extrapolando a esfera da doença nos níveis biomédico e epidemiológico. Organizou-se uma imensa rede constituída por saberes científicos (de diferentes disciplinas) e não científicos, por instituições governamentais e não governamentais, por serviços médicos específicos, por movimentos sociais e redes de discriminação. A investigação utiliza referenciais teórico-metodológicos dos Estudos Críticos do Discurso, sobretudo a Análise de Discurso Crítica e a Análise de Dispositivo (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003a, 2016a; Jäger, 1993; Jäger; Jäger, 2007; Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021; Resende, 2019; Resende; Ramalho, 2016), em diálogo com os estudos sobre Cultura de Massa e Cultura de Mídia, Cibercultura e Redes Sociais (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a, 2018b, 2019; Recuero; Bastos; Zago, 2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016) e com os Estudos Queer e pósestruturalistas (Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Sáez, 2007; Preciado, 2018). A primeira etapa desta pesquisa empreende o mapeamento da aids como símbolo coletivo, por meio da cartografia documental de produtos midiático-culturais de fontes variadas, de épocas, gêneros discursivos, nacionalidades e temáticas diversas, tendo em comum o tema HIV/Aids (obras literárias, fílmicas, materiais publicitários, pedagógicos e de comunicação de movimentos sociais etc.). A fase seguinte foca na geração de dados de pesquisa em ambientes virtuais, por meio de netnografia discursiva, partindo do princípio de que a pesquisa investiga o que entendemos por “realidade social big data”, isto é, o tecido digital não como uma extensão do mundo offline, mas como uma realidade ontológica com estrutura social peculiar. Os dados de pesquisa geradas por netnografia na plataforma de rede social Instagram, em confluência com o uso de técnicas etnográfico-discursivas, objetivam contemplar aspectos da produção, circulação e apreciação estético-discursiva dos vídeos selecionados. Esses dados são analisados com base no repertório teórico-metodológico da ADC e nos diálogos transdisciplinares com os Estudos Queer e os de Cultura de Massa e Cibercultura. A compreensão desse complexo processo de embate social, interação a partir de redes e construção político-identitária é fundamental para a ressignificação e a potencialização das estratégias de resistência e enfrentamento às epidemias de HIV/Aids no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to reconstruct the genealogy of a device that emerged in the context of mass culture in the 1980s, producing and circulating media-cultural products about AIDS transnationally. The other facet of the investigation focuses on the sociosemiotic echoes of this device: they materialize in interactional networks and in the processes of political-identity construction/contestation carried out by Brazilian digital activists and influencers who use the content sharing platform and multimedia social network Instagram, whose theme of the profile is focused on HIV/AIDS. To do this, it is necessary to consider that, since 1980, AIDS epidemics have generated political, cultural, social, economic and moral crises, going beyond the sphere of the disease at the biomedical and epidemiological levels. An immense network was organized consisting of scientific (from different disciplines) and non-scientific knowledge, governmental and non-governmental institutions, specific medical services, social movements and discrimination networks. The investigation will use theoretical-methodological references from Critical Discourse Studies, especially Critical Discourse Analysis and Dispositive Analysis (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003, 2016; Jäger, 1993; Jäger;Jäger, 2007;Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021; Resende, 2019; Vieira; Resende, 2016), in dialogue with Cyberculture and Social Networks studies and Mass Culture and Media Culture Theory, (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a, 2018b, 2019, Recuero; Bastos; Zago, 2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016; Santaella, 2003); with Queer and post-structuralist Studies (Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Córdoba; Sáez; Vidarte, 2007; Preciado, 2018). The first stage of this research undertakes the mapping of AIDS as a collective symbol, through the documentary cartography of media-cultural products from varied sources, eras, discursive genres, nationalities and diverse themes whose theme is HIV/AIDS (literary works, films, material advertising, pedagogical and communication of social movements etc;). The next phase will be to generate research data in virtual environments, through discursive netnography, assuming that the research investigates what we understand as “big data social reality”, that is, the digital fabric not as an extension of the offline world, but as an ontological reality with a peculiar socialstructure. The research data generated by netnography on the social network platform Instagram, in conjunction with the use of ethnographic-discursive techniques, aims to contemplate aspects of the production, circulation and aesthetic-discursive appreciation of the selected videos. These data are analyzed based on the ADC theoretical-methodological repertoire, and on transdisciplinary dialogues with Queer Studies and Mass Culture and Cyberculture. Understanding this complex process of social conflict, interaction based on networks and political-identity construction isfundamental for the reframing and strengthening of resistance strategies and coping with the HIV/AIDS epidemics in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación tiene como objetivo reconstruir la genealogía de un dispositivo que surgió en el contexto de la cultura de masas en la década de 1980, produciendo y haciendo circular productos transnacionales mediático-culturales sobre el SIDA. La otra faceta de la investigación se centra en los ecos sociosemióticos de este dispositivo: se materializan en las redes interaccionales y en los procesos de construcción/contestación identitario-política llevados a cabo por activistas e influyentes digitales brasileños que utilizan la plataforma de intercambio de contenidos y red social multimedia Instagram, cuyo tema de perfil se centra en el VIH/Sida. Para ello, hay que tener en cuenta que, desde 1980, las epidemias de SIDA han generado crisis políticas, culturales, sociales, económicas y morales, que van más allá del ámbito de la enfermedad a nivel biomédico y epidemiológico. Se ha organizado una inmensa red formada por conocimientos científicos (de distintas disciplinas) y no científicos, por las instituciones gubernamentales y no gubernamentales, por los servicios médicos específicos, por los movimientos sociales y por las redes de discriminación. La investigación utiliza referencias teóricas y metodológicas de los Estudios Críticos del Discurso, especialmente del Análisis Crítico del Discurso y del Análisis de Dispositivos (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003a, 2016a; Jäger, 1993; Jäger; Jäger, 2007; Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021; Resende, 2019; Resende; Ramalho, 2016), en diálogo con los estudios sobre Cultura de Masas y Cultura Mediática, Cibercultura y Redes Sociales (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a, 2018b, 2019; Recuero; Bastos; Zago, 2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016) y con los Estudios Queer y el postestructuralismo (Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Sáez, 2007; Preciado, 2018). La primera etapa de esta investigación consiste en cartografiar el SIDA como símbolo colectivo, mediante una cartografía documental de productos mediático-culturales de diversas fuentes, de distintas épocas, géneros discursivos, nacionalidades y temáticas, con el tema del VIH/SIDA en común (obras literarias, películas, materiales de publicidad, pedagógicos y de comunicación de movimientos sociales, etc.). La siguiente fase se centra en la generación de datos de investigación en entornos virtuales a través de la netnografía discursiva, partiendo del principio de que la investigación indaga en lo que entendemos como "realidad social big data", es decir, el tejido digital no como una extensión del mundo offline, sino como una realidad ontológica con una estructura social peculiar. Los datos de investigación generados por netnografía en la plataforma de redes sociales Instagram, en confluencia con el uso de técnicas etnográfico-discursivas, pretenden contemplar aspectos de la producción, circulación y apreciación estético-discursiva de los vídeos seleccionados. Estos datos se analizan a partir del repertorio teórico-metodológico de la ACD y de diálogos transdisciplinarios con los Estudios Queer, Cultura de Masas y Cibercultura. La comprensión de este complejo proceso de choque social, interacción en red y construcción político-identitaria es fundamental para resignificar y potenciar las estrategias de resistencia y enfrentamiento a la epidemia del VIH/SIDA en Brasil.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAIDS (Doença)-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso Crítica (ADC)-
Palavras-chave: dc.subjectCultura digital-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Título: dc.titleAIDS-entretenimento : a genealogia e os ecos sociossemióticos de um dispositivo da aids em redes sociais na internet-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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