Inovação no setor público : percepções sobre os resultados no processo de compras públicas no governo brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende Junior, Pedro Carlos-
Autor(es): dc.contributormailto:wlirabr@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorLira, Wesley Rodrigo Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878259-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.-
Descrição: dc.descriptionCompreender e implementar inovações, especialmente no contexto do setor público, cria oportunidades de melhora da gestão das aquisições para o alcance da excelência das compras públicas em relação ao atendimento à população, bem como aos fornecedores de bens e serviços. Objetivo da presente pesquisa consiste em analisar os resultados das inovações no processo de compras públicas no âmbito do Governo brasileiro. A partir da literatura que discute a inovação no setor público proposta pelos autores Bloch et al. (2009), Bloch (2011) e De Vries et al. (2016), foi realizada análise de conteúdo proveniente de entrevistas realizadas com gestores e usuários da inovação, que revelou a oportunidade de caracterizar as inovações desenvolvidas pelo Ministério da Economia no processo de compras públicas, bem como identificar barreiras e facilitadores à inovação, demonstrando que o ambiente para inovação influencia nos seus resultados e nas suas consequências, podendo servir como uma orientação para os gestores públicos em relação a tomada de decisão em relação às capacidades de inovação. Ademais, foi criado um banco de indicadores de inovação no processo de compras governamentais, a fim de viabilizar a mensuração do desempenho da inovação no contexto do Ministério da Economia.-
Descrição: dc.descriptionUnderstanding and implementing innovations, especially in the context of the public sector, creates opportunities to improve procurement management to achieve excellence in public procurement in terms of serving the population, as well as suppliers of goods and services. The objective of this research is to analyze the results of innovations in the public procurement process within the Brazilian government. Based on the literature that discusses innovation in the public sector proposed by the authors Bloch et al. (2009), Bloch (2011) and De Vries et al. (2016), a content analysis was carried out from interviews with managers and users of innovation, which revealed the opportunity to characterize the innovations developed by the Ministry of Economy in the public procurement process, as well as identify barriers and facilitators to innovation, demonstrating that the environment for innovation influences its results and its consequences, and can serve as an orientation for public managers in relation to decision making in relation to innovation capabilities. Furthermore, a bank of innovation indicators was created in the government procurement process, in order to enable the measurement of innovation performance in the context of the Ministry of Economy.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação em serviços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectSetor público-
Palavras-chave: dc.subjectCompras públicas-
Palavras-chave: dc.subjectInovação - indicadores-
Título: dc.titleInovação no setor público : percepções sobre os resultados no processo de compras públicas no governo brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.