Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mari, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Pitanga, Betânia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42440 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878247 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação tem por objeto o exame da produção intelectual do crítico de arte Hugo Auler, a partir de aspectos de sua biografia e da análise da sua produção intelectual dos anos 1967 a 1979. Auler foi crítico de arte, historiador da arte, agente cultural e colecionador, além de jornalista e desembargador de Justiça, radicado na cidade de Brasília. A pesquisa tem como ponto de partida a análise do discurso dos textos historiográficos sobre o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, divulgados no jornal Correio Braziliense em 1968, a fim de identificar as bases epistemológicas de seu pensamento. Procurou-se estabelecer um paralelo entre as ideias do intelectual e suas iniciativas de ordem prática, tais como a formação de acervos públicos de arte na cidade de Brasília e sua participação, como jurado, em salões e bienais de arte nacionais e internacionais. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to examine the intellectual production of art critic Hugo Auler, from aspects of his biography and the analysis of his intellectual production from the years 1967 to 1979. Auler was an art critic, art historian, cultural agent and collector, as well as journalist and judge, based in the city of Brasília. The research takes as its starting point the analysis of the discourse of the series of historiographical texts about the Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, published in the newspaper Correio Braziliense in 1968, in order to identify the epistemological bases of the thought of Hugo Auler. Afterwards, an attempt was made to establish a parallel between the intellectual's ideas and his practical initiatives, such as the formation of public art collections in the city of Brasília and his participation as a juror in national and international art salons and biennials. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auler, Hugo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand | - |
Título: dc.title | Hugo Auler : o crítico de arte de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: