Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cavendish, Beatriz Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Marcos Felipe Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Perícoli, Lara | - |
Autor(es): dc.creator | Buratto, Luciano Grüdtner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42658 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.bandc.2021.105807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878242 | - |
Descrição: dc.description | The ability to retain new information is important in daily life. In particular, two techniques have shown promise for improving long-term retention: retrieval practice (RP), which consists of actively retrieving information from long-term memory to make it more accessible in the future; and transcranial direct current stimulation (tDCS), which consists of non-invasive brain stimulation that modulates cognitive processes by increasing and decreasing neuronal excitability. Previous studies have implicated the left dorsolateral prefrontal cortex (l-dlPFC) in memory encoding and memory organization. We examined whether RP associated with a single 20-min tDCS session over the l-dlPFC could improve long-term memory retention. Participants (N = 119) repeatedly studied a list of related words either via RP or via restudy, while undergoing either anodal or sham stimulation. Participants returned 2 days later for a free-recall test. Results showed that the RP group outperformed the restudy group in all measures, regardless of stimulation type. Also, recall organization was higher in the RP group than in the restudy group. The data support previous findings and indicate that RP may enhance performance by improving the organization of the to-be-remembered list items. | - |
Publicador: dc.publisher | Elsevier | - |
Relação: dc.relation | https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0278262621001275 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Direitos: dc.rights | © 2021 Elsevier Inc. All rights reserved. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estimulação transcraniana por corrente contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória - organização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória de longo prazo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de recuperação | - |
Título: dc.title | Effects of combining retrieval practice and tDCS over long-term memory : a randomized controlled trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: