Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Sofia Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Fábio Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1828 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878239 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese avalia, por meio de um modelo teórico-sistêmico denominado Gestão do Conhecimento com Foco na Qualidade (GCFQ), a relação entre práticas de Gestão do Conhecimento e desempenho organizacional. Está inserida nos estudos da Gestão do Conhecimento (GC) e no campo de estudo da Ciência da Informação de acordo com a proposta ampla preconizada por Bertram C. Brookes. O modelo GCFQ é fundamentado nos constructos da Gestão da Qualidade Total (GQT), nos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no Modelo de Excelência em Gestão do Prêmio Malcolm Baldrige e nos ciclos e modelos de GC encontrados na literatura. O modelo proposto é constituído de processos, práticas e dimensões de GC, assim como pelo Ciclo KDCA. Na primeira etapa da tese, o modelo GCFQ foi construído por meio dos métodos de análise bibliográfica e estudo comparado sendo que a técnica empregada foi a pesquisa bibliográfica. Na segunda etapa, o modelo GCFQ foi validado e as hipóteses de trabalho foram testadas mediante pesquisa de campo quantitativa-descritiva (estudo de verificação de hipóteses) sendo que os instrumentos utilizados foram: um questionário estruturado com a escala de Likert e as técnicas estatísticas Alpha de Cronbach, análise fatorial e Análise de Componentes Principais (CATCPA) com escalonamento ótimo (“software” SPSS 14.0). A população pesquisada foi constituída pelas organizações vencedoras do Prêmio Qualidade RS (Rio Grande do Sul) no período de 2000 a 2006. O principal resultado da pesquisa quantitativa foi a constatação que o modelo Gestão do Conhecimento com Foco na Qualidade (GCFQ) é um modelo confiável e válido para avaliar a relação entre práticas de Gestão do Conhecimento e desempenho organizacional. Os coeficientes de correlação encontrados confirmaram as inter-relações propostas pelo modelo GCFQ tanto entre os constructos/dimensões quanto entre as etapas do Ciclo KDCA, além de ratificar pontos destacados por autores nas áreas de Gestão da Qualidade Total (GQT) e Gestão do Conhecimento (GC) e validar as relações entre os critérios do Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The relationship between Knowledge Management (KM) practices and organizational performance is assessed in this work. A theoretical and systemic model named Quality Knowledge Management (QKM) is used. The theme´s research is related to the fields of study of Knowledge Management and Information Science (according with the broad view of Information Science proposed by Bertram C. Brookes). The QKM model is based on Total Quality Management – TQM´s elements, on the Criteria of Excellence of the Brazil´s National Quality Award, on the Malcolm Baldrige Quality Award´s Management Excellence Model and on the KM cycles and models found in the KM literature. The QKM model is made of KM processes, practices and dimensions, as well as of the KDCA Cycle. In the first phase, the QKM model was built through bibliographic analysis and comparative studies, as well as bibliographic research. In the second phase, the QKM model was validated and hypotheses were tested through a quantitative and descriptive research (hypothesis verification study) in which the following tools were used: questionnaire with Likert scale and the following statistical techniques: Alpha of Cronbach, factorial analysis and Categorical Principal Components Analysis (CATPCA) with optimal scale (“software” SPSS 14.0). The survey was answered by RS (Rio Grande do Sul State) Quality Award winning organizations from 2000 to 2006. The main finding of the quantitative research was the confirmation that the Quality Knowledge Model is a valid and reliable model to assess the relationship between Knowledge Management practices and organizational performance. The correlation´s rates found confirmed the relationship shown by the QKM model among KM dimensions and among the KDCA Cycle´s phases. Points stressed by TQM´s and KM´s authors were sustained by the findings as well as the relationship among the criteria of the Management Excellence´s Model of the National Quality Award. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade total | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Título: dc.title | Proposta de um modelo de gestão do conhecimento com foco na qualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: